Rádios On-line
8351
Loteamento OT
VIOLêNCIA

ONU preocupada com uso de excesso de força em Mianmar

Área abriga a minoria Rohingya e parte da população é muçulmana

4 SET 2017 - 12h:00Por Redação

As Nações Unidas estão "profundamente preocupadas" com os relatos de que forças de segurança em Mianmar, a antiga Birmânia, estariam praticando excessos em operações no estado de Rakhine. A área abriga a minoria Rohingya e parte da população é muçulmana. Segundo agências de notícias, dezenas de milhares de pessoas teriam fugido do local, por causa de confrontos. A informação é da ONU News.

Em nota, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu calma e moderação para evitar uma catástrofe humanitária e ressaltou a responsabilidade do governo de Mianmar de fornecer segurança e assistência a todos que precisam. “Além disso é preciso permitir à ONU e aos seus parceiros  estender a ajuda humanitária que está pronta para ser entregue”, diz o texto.

Causas complexas

Segundo Guterres, a situação atual demonstra a urgência de uma forma holística de responder ao que considera as causas complexas da violência em Mianmar. Ele conclamou o governo birmanês a implementar as recomendações da Comissão Consultiva sobre Rakhine.

O secretário-geral também elogiou os esforços do país vizinho, Bangladesh, para abrigar os birmaneses que fogem da violência. Ele lembrou que os refugiados devem contar com o apoio da ONU e de seus parceiros ao chegarem a Bangladesh.

(Informações da Agência Brasil)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651