RÁDIOS
Três Lagoas, 17 de abril

ONU registra queda na chegada de refugiados e imigrantes na Europa

Segundo o levantamento, cerca de 105 mil pessoas usaram as três rotas principais pelo mar entre janeiro e junho

Por Redação
24/08/2017 • 15h17
Compartilhar

A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) revelou esta quinta-feira (24) em um estudo que o número de refugiados e migrantes que chegaram à Europa por via marítima caiu no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2016. A informação é da ONU News.

Segundo o levantamento, cerca de 105 mil pessoas usaram as três rotas principais pelo mar entre janeiro e junho, ao contrário das 231 mil pessoas chegadas pelo mar registradas no mesmo período do ano passado. O estudo revela que 79% dos viajantes seguiram a rota do Mediterrâneo Central para a Itália. Já o percurso pelo mar da Grécia teve uma queda de 94%.

O documento revela ainda que, sem meios legais ao seu dispor, muitos migrantes optam por ser transportados por redes de contrabando e tráfico arriscando-se à morte, a abusos sérios ou ambos.
Com mais de 83,7 mil pessoas envolvidas, a travessia a partir do norte da África para Itália manteve os mesmos níveis do ano passado, numa taxa considerada a mais baixa desde esse período.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mortes e abusos

Mesmo com a queda no número de chegadas de imigrantes, o estudo revela que ainda é alarmante a probabilidade de se morrer tentando chegar à Europa. Pelo menos 2.253 pessoas perderam a vida ou desapareceram no mar na tentativa. Nas rotas terrestres, foram registrados 40 óbitos dentro ou próximo das fronteiras europeias.

Os dados são difíceis de confirmar, porque a maioria das pessoas viaja clandestinamente. A Acnur cita fatores como a violência e abusos ao longo da jornada, principalmente na Líbia, que fazem prever que o número seja bem maior.

De acordo com o relatório, muitos migrantes e refugiados que chegaram à Itália a partir da Líbia teriam sobrevivido à travessia perigosa pelo deserto e a abusos que incluem violência sexual, tortura e sequestros. No mar, o risco de morrer a caminho da Itália é de uma em cada 39 pessoas.

O alto comissariado da ONU para os Refugiados, Fillipo Grandi,  disse que “são moralmente inaceitáveis as medidas para reduzir o número de refugiados e migrantes que chegam à Europa, sem, ao mesmo tempo intensificar esforços para a paz, o desenvolvimento e segurança nas vias".
Ele defende que não se pode ignorar os abusos que ocorrem simplesmente  porque acontecem longe dos olhares.

(Com informações da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas