Rádios
8368
Prefeitura Dia D 23 a 2605
COMBATE E EDUCAÇÃO

O trabalho da polícia no combate às drogas é tema da quarta parte da série especial 'Drogas, o caminho da volta'

Programa Proerd, da PM, leva tema para escolas

14 FEV 2016 - 11h:18Por Tatiane Simon

Educar, orientar, precaver. São temas embutidos em um programa desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul em escolas como forma de combate às drogas. Por ano, 300 alunos são diplomados por participarem de aulas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

O coronel José Aparecido de Moraes, comandante da PM em Três Lagoas, disse que é importante a prevenção. “É muito bom quando vemos um estudante repreendendo um adulto que fuma. É sinal que ela sabe se proteger das drogas”, afirmou.

O programa é desenvolvido em escolas públicas e particulares.

Apesar de não ter um dado conclusivo,  a Polícia Civil relaciona o tráfico de drogas às apreensões de adolescentes. O delegado regional Rogério Makert Faria cita o fator como preocupante. “O traficante alicia adolescentes porque sabe que isto representa impunidade”, disse. Parte dos adolescentes apreendidos com drogas são levados para a Unei (Unidade de Internação de menores), após decisão da Justiça, geralmente em casos de reincidência.

APREENSÕES

Três toneladas de drogas foram apreendidas em Três Lagoas só no ano passado, com a prisão de dezenas de acusados por tráfico. Em comparação a 2014, houve aumento de 85% (1,6 mil quilos).

Maconha lidera o ranking de apreensões, com 2,9 mil quilos. “Pelo segundo ano, apreendemos grande quantidade de maconha na região, disse o delegado Rogério. Outros 70 quilos apreendidos foram de cocaína e o  restante foi de crack.

“A fiscalização para o combate tem se intensificado e o número crescente de flagrantes tem demonstrado isso”, observou.

Acompanhe: 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Cultura
6626