Rádios
8368
Prefeitura Mosquito 22 a 26
CULTURA E ARTE

Encenação da Retirada da Laguna em Nioaque atrai cerca de 2 mil pessoas

Abertura contou também com uma apresentação da Banda de Música do Comando Militar do Oeste

26 SET 2016 - 16h:28Por Eliana Cristini

O evento contou com cerca de duas mil pessoas que acompanharam a apresentação dos fatos históricos ocorridos na época da Retirada da Laguna, em Nioaque, na Praça dos Heróis, na última sexta-feira (23). Foram apoiados pela Sectei e Fundação de Cultura, com realização e produção do Exército Brasileiro e comunidade local, e fez parte do “Projeto 150 anos da Retirada da Laguna”.

A programação iniciou com apresentação da Banda de Música do Comando Militar do Oeste, seguida da encenação. A Feira de Artesanato e apresentações culturais aconteceram às 19 horas, sempre na Praça dos Heróis. Esta foi a 12ª vez que a encenação foi realizada.

Essa foi a 12ª vez que a encenação realizada. A mesma recebeu auxilio e respaldo do diretor teatral, Sectei Fábio Germano. Ele ficou duas semanas no município realizando workshops e ensaios para o evento. Participaram 70 soldados do 9º Grupo de Artilharia de Campanha e 60 pessoas da comunidade. “São voluntários que se reúnem uma vez por ano para encenar a história que se passou em Nioaque”, explica Fábio.

Fábio declara a grande importância devido ao fator histórico. “O teatro exige disciplina e o exército tem isso. Foi um espetáculo inclusivo. Participou o professor, o médico, alunos, pedreiros, militares, foi um fio condutor para unir as diferenças. A encenação proporciona à comunidade, além do fazer artístico, a oportunidade de reforçar a identidade local. A arte tem esse poder de transformar”, finaliza.

APOIO:

 Secretaria de Estado de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação, do Sindicato Rural de Nioaque, FHE-Poupex, Prefeitura Municipal e Grupo Feitosa de Comunicação. (Com informações Notícias MS)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Cultura
6626