PREVISÃO INMET

Pode chover no sul e sudoeste, mas tempo seco predomina em MS

A baixíssima umidade relativa do ar permanece especialmente no norte e nordeste do Estado

26/06/2018 08:03



A terça-feira amanheceu com névoa úmida e até possibilidade de chuva, mas somente no sul e sudoeste do Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, um aumento da convergência de ventos um pouco mais úmidos e a dinâmica de corrente de jato atuam especialmente no sul de Mato Grosso do Sul.


A baixíssima umidade relativa do ar continua predominando nas outras regiões do Estado durante a semana, especialmente no norte e nordeste, mas há exceções. De acordo com o Inmet, a possibiidade de ocorrência de chuvas se deve ao aumento da convergência de ventos um pouco mais úmidos e o apoio da dinâmica da corrente de jato.


Nas demais áreas a nebulosidade aumenta, mas o tempo continua bem seco. Para amanhã e quinta-feira, as chuvas podem ocorrer, em áreas isoladas, somente na faixa sul, sendo esperada maior variação de nebulosidade nas outras regiões. 


No final de semana, a partir da sexta-feira, a convergência sobre o sul e a nebulosidade, de forma geral, diminuem em todo Estado, com um discreto declínio das temperaturas. Termômetros marcarão mínimas de 15ºC, podendo atingir sensação térmica de dois a três graus a menos de diferença.


A previsão nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul é de tempo nublado no sul e sudoeste, claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade do ar á tarde nas demais áreas do estado. Temperaturas oscilam entre 15 a 33 graus. Umidade do ar fica entre 85 a 20%.


Na Capital, tempo  parcialmente nublado a claro com névoa seca e baixa umidade do ar à tarde. Termômetros registram mínima de 18 a 29 graus. Umidade entre 45 a 25%.


Na Costa Leste, previsão de céu claro a parcialmente nublado. Em Aparecida do Tabuado, Paranaíba e Três Lagoas, temperaturas oscilando entre a mínima de 19 e a máxima de 32 graus. Umidade do ar entre 56 a 22%.


Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, a partir de 5 de julho, chega ao Estado uma frente fria, vinda do sul, que vai atuar entre o Paraguai, Bolívia e Mato Grosso, aumentando a nebulosidade e a umidade relativa do ar.


De acordo com o professor da Uniderp, nesse período poderá chover em pontos isolados como Porto Murtinho, Bonito e Corumbá, com nevoeiro em Ponta Porã. A nova frente fria deve se afastar somente no dia 8. Mas uma nova massa de ar polar, pode derrubar as temperaturas na sequência.


AEROPORTO


De acordo com o site da Infraero, o Aeroporto Internacional de Campo Grande opera normalmente, aberto para pousos e decolagens. A temperatura neste momento é de 18 graus e o tempo apresenta-se parcialmente encoberto. Não houve atrasos nem cancelamentos de partidas ou chegadas.


Ouça a previsão: