Meio Ambiente

Um milhão de peixes são soltos no rio Paraná em comemoração ao ‘Dia do Meio Ambiente’

Solturas fazem parte de programa de repovoamento dos rios e contam com ações de educação ambiental

31/05/2019 14:31


Cerca de um milhão de peixes estão sendo soltos na bacia do rio Paraná, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A ação está sendo realizada pela empresa da China Three Gorges Corporation, líder global em energia limpa, CTG Brasil.

No total, são sete solturas técnicas e educativas que tiveram início no dia 22 de maio e vão até 7 de junho, nos reservatórios das usinas Jupiá e Ilha Solteira, operadas pela empresa.

Nos dias 3 e 5 de junho as solturas serão especiais e contarão com ações de educação ambiental, e a presença de autoridades e alunos da rede municipal de ensino de Selvíria (MS), de Castilho (SP), além da equipe técnica da CTG Brasil.

Na segunda-feira (3), em Selvíria, a soltura será às 13h30, na Ponte São José dos Dourados. O prefeito José Fernando Barbosa e 40 alunos da escola Prof. Nelson Duarte Rocha vão participar da ação. Na quarta-feira (5), em Castilho, a soltura vai ser na Vila dos Operadores, também às 13h30, com a presença da prefeita Fátima Nascimento e a participação de 70 alunos das escolas Youssef Neif Kassab, Maria Dauria Oliveira e Mauro Roberto Manoel.

Nesses dias, serão soltos 100 mil peixes das espécies pacu-guaçu e curimbatá. Nas outras solturas, de natureza técnica, são mais 800 mil, totalizando 1 milhão de peixes.

Com as solturas realizadas desde o início do ano, a CTG Brasil alcança a marca de 1,7 milhão de peixes soltos em 2019, apenas no rio Paraná. Para o segundo semestre, serão mais 308 mil.

 

 


Steffany Pincela