CEMITÉRIO MUNICIPAL

Denúncia: Túmulos estão sendo violados e furtados

Familias de entes queridos reclamam de vandalismo e insegurança no cemitério

09/10/2019 11:51


Abandono, essa é a situação do cemitério municipal, em Aparecida do Taboado (MS). Familiares que têm seus entes queridos sepultados ali temem agora pela própria segurança. Sim, segurança! Isso, porque furtos e vandalismo estão acontecendo nas dependências de um lugar que, teoricamente seria um espaço de descanso para os mortos, como o próprio nome sugere, “lugar onde as pessoas dormem”.

A situação do cemitério, no entanto, é outra. Ao entrar no local, a primeira impressão que se tem, é a de que falta algo. Muitos túmulos, encontram-se sem as obras de arte e outros objetos feitos de metal. Mas como isso acontece? Simples, não há guarda vigiando o cemitério. Todos os dias é possível notar a presença de usuários de drogas que entram no cemitério e utilizam o local para o uso de entorpecentes.

Nossa reportagem conversou com algumas pessoas que visitavam o cemitério. O pedido é que a Prefeitura ou até mesmo a Polícia tomem providências. “Os túmulos estão sendo depredados, danificados e até furtados”, disse um senhor de 62 anos que não quis se identificar.

A nossa reportagem procurou a prefeitura municipal para saber se alguma providência está sendo tomada. O secretário municipal de administração, Jary Augusto, disse que é difícil para a prefeitura evitar ou controlar os atos de vandalismo e, que, “infelizmente mesmo a prefeitura disponibilizando guarda ou vigia para o local, a situação não vai mudar”. O secretário ainda confirmou que a prefeitura tem conhecimento dessa situação de violação de túmulos.


Nestor Junior