Saúde

Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento das crianças

Psicóloga alerta para o excesso de tempo gasto em aparelhos eletrônicos

17/10/2019 10:00


Pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, pular corda, enfim, seja qual for as brincadeiras são muito importantes no processo de desenvolvimento das crianças. Na era do digital estimular brincadeiras ao ar livre e que agucem a imaginação dos pequenos pode possibilitar uma infinidade de benefícios, além de ser uma importante ferramenta de interação social.

De acordo com a psicóloga Mariela Nicodemos Bailosa, as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois elas representam, ressignificam, interpretam e expressam no brincar as formas de relação com o outro.

A brincadeira fora dos celulares, tablets e outros, realizadas em ambientes externos, permitem às crianças maior socialização, segundo a psicóloga. E como consequência, contribui para que os pequenos reconheçam e validem seus próprios sentimentos, como empatia, alegria, frustação, cooperação, raiva e outros.

A psicóloga alerta ainda para a necessidade de estabelecer um equilíbrio entre as brincadeiras ao ar livre, e aparelhos eletrônicos.

Ouça a matéria completa:


Isabelly Melo