esporte

Três-lagoense fica entre os 5 melhores do mundo em Luta de Braço na Romênia

Sevilha já conquistou títulos de campeão municipal, estadual, é tricampeão brasileiro Junior e vice-campeão da Copa Brasil

05/11/2019 17:00


De 26 de outubro a 4 de novembro, a cidade de Constança, na Romênia, sediou o 41º Campeonato Mundial de Luta de Braço, reunindo 1,5 mil atletas de 53 países diferentes. O representante do Brasil era o três-lagoense Marcos Sevilha, que se consagrou entre os cinco melhores do mundo em sua categoria.

Aluno do Projeto de Luta de Braço da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejuvel), o jovem  mostrou toda a sua raça disputando com os melhores de vários países e chegou ao quarto lugar da Categoria 50kg Junior.

Na companhia dos pais e também atletas de luta de braço, Aparecida Sevilha e Marcos Valentim, Marquinho falou do nervosismo, expectativa e surpresa em participar da competição. "Este foi meu primeiro mundial e uma experiência muito diferente. É uma responsabilidade grande representar o meu país, numa terra de língua desconhecida, estando praticamente sozinho, pois, meus pais ou meu treinador sempre viajam comigo. Acredito que o incentivo da delegação foi importante para este resultado, pois, venci atletas extremamente fortes e que treinam desde crianças", explicou o campeão.

Para o técnico e treinador, José Carlos Vicente Queiroz, o aluno conquistou algo inédito em toda história de Três Lagoas. "Pela primeira vez, um atleta da luta de braço do município consegue ficar no TOP FIVE Mundial, e esta conquista tem que ser comemorada, pois, é muito raro um atleta chegar nessa colocação já na estreia. Marquinhos é um orgulho para todos nós", disse.

Próximo campeonato

No próximo dia 16, Marquinhos participa do Campeonato Brasileiro de Luta de Braço em Valinhos (SP). A classificação neste evento garante uma vaga para o Pan Americano da modalidade em Costa Rica, em junho de 2020.

Marquinhos é aluno do Projeto de Luta de Braço da Sejuvel há três anos. Nesse período, ele já conquistou títulos de campeão municipal, estadual, é tricampeão brasileiro Junior e vice-campeão da Copa Brasil, quando disputou numa categoria acima, enfrentando lutadores com preparo maior e mais tempo de experiência. 


Tatiane Simon