CAMPANHA INFLUENZA

Vacinação contra Influenza começa dia 12 e 30 mil pessoas devem ser imunizadas

Campanha nacional de Imunização contra gripe Influenza terá início com crianças e gestantes por conta da vacinação contra a Covid-19

10/04/2021 09:10


A campanha nacional de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, está prevista para ter início na próxima segunda-feira (12) e vai até 9 de julho, segundo anunciou o Ministério da Saúde. Estimativas do Setor de Imunização, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, prevê que Três Lagoas irá imunizar de 25 a 30 mil pessoas neste ano. Em 2020, o público-alvo era composto por 30,4 mil moradores.  

Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada e seguirá uma sequência diferente de anos anteriores. A estratégia é não chocar as vacinações contra a Covid-19 e Influenza, principalmente, entre os idosos. Por isso, neste ano, a vacinação vai começar por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e dos professores das redes pública e privada. Os demais grupos prioritários, como pessoas com deficiência, comorbidade, profissionais da segurança e população privada de liberdade serão os últimos, na terceira etapa da campanha.

A primeira etapa está prevista para iniciar dia 12 e seguir até 10 de maio. A partir de 11 de maio a 8 de junho será a segunda fase, quando os idosos e os professores serão imunizados. A terceira etapa inicia em 9 de junho e encerra em 9 de julho. 

INTERVALO

O Ministério da Saúde orienta que a vacina contra a Covid-19 não pode ser aplicada simultaneamente com a da Influenza. “É necessário um intervalo de 14 dias entre uma e outra. A recomendação é que os grupos prioritários recebam primeiro o imunizante contra o Coronavírus e, posteriormente, contra a Influenza”, orienta a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja.


Tatiane Simon