Brasil

Prazo para pedido de revisão de Plano Verão está no fim

10/12/2008 06:01


Assim como em 2007, quando muita gente correu atrás da revisão do dinheiro do Plano Bresser, este ano também terá muito poupadores abrindo ações contra os bancos para receber o dinheiro do Plano Verão, que pode ter revisão de até 20,36%. Quem tiver direito (e quiser) entrar com a ação deve correr para não perder o prazo que vai até o dia 30 deste mês, oficialmente.
Entretanto, àqueles que quiserem entrar com ação, devem fazê-lo até o proximo dia 19, quando o Judiciário entra em recesso e só retoma o funcionamento em 7 de janeiro do ano que vem.
Tem direito à revisão quem tinha caderneta de poupança com data de aniversário entre 1º e 15 de janeiro e fevereiro de 1989. O principal documento necessário é o extrato da poupança nos meses em que o governo aplicou o reajuste errado. Para conseguir o documento, o poupador deve apresentar o número da conta juntamente com um pedido formal do extrato.
O banco tem até 30 dias para enviar o documento e pode cobrar a impressão dos dados do poupador. A partir daí, é só entrar na Justiça Estadual (Banco do Brasil e outras instituições privadas) ou na Justiça Federal (no caso da Caixa Econômica Federal). O processo pode durar até seis meses.


Redação