Três Lagoas

Saúde na Comunidade visitou 56 mil casas e recolheu 640 t de lixo

Ações tiveram objetivo de combate, educação e conscientização da população contra Dengue

27/12/2012 17:53


A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação de equipes do Departamento de Obras e Serviços (DOS) da Secretaria Municipal de Obras, realizou inúmeras ações contra a Dengue durante o ano de 2012.

Uma dessas ações, com o objetivo específico de conter o avanço dos números de casos notificados de Dengue, foi o “Saúde na Comunidade-Juntos com Responsabilidade”, lançado em março e que durou por mais de seis meses.
Para a execução do “Saúde na Comunidade”, a Cidade foi dividida em oito setores, agregando cada um vários bairros, onde foram realizadas “ações diretas de combate, educação e conscientização da população contra a Dengue em todas as casas, escolas, Centros de Educação Infantil, Unidades de Saúde, Clubes e Associações de Moradores”, informou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia de Brito.

“Nossas equipes visitaram mais de 56 mil residências, distribuindo material educativo, sacos de lixo para coleta dos criadouros e ainda chamando à responsabilidade que todos têm de identificar, localizar e descartar todos os focos criadouros do Aedes Aegypti, vetor da Dengue”, explicou Fernando.

Segundo consta em relatório apresentado pelo diretor do DOS, Agamenon Alves de Oliveira, foram coletadas 640 toneladas de lixo de residências, depositado pelos moradores nas caçambas.

“Além desse lixo, pequenos e grandes criadouros do mosquito, nossa equipe recolheu também mais de cinco mil viagens de caminhões com entulhos e galhadas”, relatou Agamenon.

“Apesar de todo esse trabalho, se não contarmos com a colaboração da população, tudo isso terá sido em vão”, comentou Fernando. Ele se referiu à importância da participação de todos no combate à Dengue.

Até dia 19 de dezembro, o acumulado de casos notificados de Dengue, no município de Três Lagoas, em 2012, era de 2.140. Desse total acumulado, 389 casos foram confirmados, através de exames laboratoriais ou comprovados diagnósticos clínicos, e 1.046 casos haviam sido descartados como Dengue.

Divulgação