Brasil

Conclave que definirá sucessor do Papa começa a partir de 15 de março

Fiéis não devem estar "desorientados" por saída de Bento XVI, diz Santa Sé. Pontífice anunciou que vai renunciar ao cargo em 28 de fevereiro.

13/02/2013 12:56


O Vaticano informou nesta quarta-feira (13) que o Conclave que vai definir o sucessor do Papa Bento XVI deve começar a partir de 15 de março, uma sexta-feira.

O Conclave é a reunião de cardeais do mundo todo, a portas fechadas, no Vaticano, para decidir, pelo voto, quem vai ser o novo chefe da Igreja Católica. Entenda o processo.

A Santa Sé, também afirmou que os fiéis católicos não devem se sentir "desorientados" pela decisão do pontífice, anunciada na segunda-feira, de renunciar ao cargo em 28 de fevereiro próximo.

O papa alemão vai abandonar o Vaticano às 17h de Roma (14h de Brasília) do dia 28, três horas antes de consumada sua renúncia ao Pontificado, informou o porta-voz vaticano, padre Federico Lombardi.

Ele irá de helicóptero à residência de verão dos papas em Castelgandolfo, a cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma.

Bento XVI fez nesta quarta sua primeira aparição pública após o anúncio da renúncia. Na audiência pública tradicional de quarta-feira no Vaticano, ele afirmou que renuncia "pelo bem da Igreja", após muita oração e reflexão.


Redação