Região

Aparecida prioriza formação continuada de professores

Dirigentes sindicais destacam programa de formação continuada na área de educação

26/03/2013 08:21


A secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Aparecida do Taboado, Ana Elizabete de Lima Garcia, anunciou programa de formação continuada dos profissionais da Educação Infantil. O anúncio foi feito durante a aula inaugural do Profuncionário. Segundo ela, a qualificação é uma das prioridades da Prefeitura e vai refletir na qualidade do ensino oferecido aos alunos da rede municipal. 

 “Esta formação oferece ao profissional de Educação, o conhecimento sobre a criança, o educar, a aprendizagem e suas teorias. Todo educador tem que estar sempre atualizado em sua área e buscar dentro de suas possibilidades adquirir conhecimento”, diz a secretária.

A capacitação continuada é uma das principais bandeiras da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e o programa Profuncionário, do Ministério da Educação, que visa à formação dos funcionários de escola, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola, é uma importante ferramenta, segundo a entidade.

Na semana passada, no plenário da Câmara Municipal, foi realizada a aula inaugural do Profuncionário de Aparecida do Taboado e Inocência, que iniciarão as suas aulas formalmente no dia 27 de abril, com cerca de 195 inscritos.

QUALIDADE DO ENSINO 
Segundo o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, o maior mérito do programa é a possibilidade de oferta de ensino de qualidade. Para o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), a implantação do Profuncionário em Três Lagoas e Inocência é uma conquista do movimento sindical da educação. 

A presidenta do Simted de Inocência, Almair Lima de Grande, também destaca o programa de reciclagem como avanço da educação “A qualificação dos funcionários com certeza refletirá em benefícios para a comunidade escolar”, analisa. 
A vice-presidente da Fetems, Elaine de Sá Costa, disse que a formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional. 

“A Fetems luta para que os administrativos em educação sejam reconhecidos como educadores que são e, por isso, quando vemos momentos como esse temos a certeza de que vale a pena ir a luta por melhorias na qualidade da educação”, disse.

De acordo com a secretária dos funcionários administrativos em educação da Fetems, Idalina Silva, que também participou da aula inaugural, o objetivo fundamental do Profuncionário é a valorização do trabalho dos profissionais da educação. “Atualmente, temos 32 municípios de Mato Grosso do Sul desenvolvendo o programa, incluindo Aparecida do Taboado e Inocência. 

CONFERÊNCIA
Durante a aula inaugural do Profuncionário, o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, anunciou a realização da Conferência Municipal da Federação, que ocorrerá nos dias 26, 27, 28 de setembro, em Aparecida do Taboado. Entre os temas da conferência, está a formação continuada, que abrirá a discussão sobre a política de valorização do magistério e qualidade do ensino público.

Divulgação