Coordenadoria de Segurança promove curso para formar policiais e agentes para atuarem na Segurança d

Policiais receberão treinamento de embarque e desembarque de autoridades e escolta a pé com formação de proteção da autoridade

01/04/2013 10:45


A Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) inicia nesta segunda-feira (1º) mais uma edição do Curso de Segurança de Autoridades em Mato Grosso do Sul. Em sua quarta edição o Curso tem por objetivo capacitar agentes de segurança pessoal que atuem diretamente na área de proteção de Autoridades e Dignitários que realizam visita oficial ao Estado.

Com duração de 90 horas/aulas o IV Curso de Segurança de Autoridades vai capacitar 18 agentes de segurança pessoal, sendo 17 da Polícia Militar e agentes penitenciários federais e um policial da Bahia.

De acordo com subcoordenador de segurança da CSI e coordenador do curso, major Wellington Klimpel do Nascimento, durante as aulas os policiais e agentes poderão atualizar conhecimentos e técnicas. “O curso vai proporcionar aos alunos o treinamento de táticas de combate, retirada de personalidades e autoridades em situações extremas de perigo real. Durante as aulas serão realizados exercícios práticos e um simulado geral para cumprimento de missões”, explica o major.

O curso será ministrado por oficiais da Coordenadoria de Segurança Institucional, da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e do Corpo de Bombeiro Militar.

Capacitação
A capacitação irá contar com aulas teóricas e práticas. Durante as aulas teóricas os policiais terão palestras e lições sobre segurança física de instalações, cerimonial, contra inteligência; observação, memorização e descrição e estudo de casos. Já nas aulas práticas serão abordados temas como: segurança de dignitários, ações com explosivos, atividades emergenciais, técnicas e táticas de imobilização, tiro defensivo aplicado, técnicas de direção preventiva e segurança em operações aéreas.

As aulas serão distribuídas em módulos didáticos indispensáveis para o conhecimento exigido a cada operador que atua junto à proteção pessoal. “Os alunos serão capacitados para atuarem na segurança de autoridades sendo norteados por doutrinas a serem seguidas em cada procedimento. Com este curso os policiais saberão qual o comportamento adequado a ser desempenhado na segurança pessoal de qualquer autoridade”, esclarece Klimpel.

O curso teve sua carga horária aumentada por solicitação dos participantes anteriores. “Em algumas disciplinas os alunos sentiram a necessidade de terem mais embasamento. Este levantamento foi feito através da Pesquisa de Satisfação das disciplinas e do curso, realizado sempre no término da capacitação”, destaca o major Klimpel.

Para a proteção de dignitários que realizam visita oficial ao Estado os policiais receberão treinamento de embarque e desembarque de autoridades e escolta a pé com formação de proteção da autoridade. “Ao final do curso os alunos estarão capacitados e preparados, prontos para atuarem em situações de risco, de emergência, de ameaças e atentados”, ressalta o subcoordenador de segurança.

O encerramento do IV Curso de Segurança de Autoridades acontece no dia 12 de abril. As aulas teóricas acontecem no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e as aulas práticas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Redação