Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil

Marinha do Brasil ministra curso para bombeiros de Paranaíba e região

O curso faz parte da formação de 30 novos bombeiros que atuarão nos municípios de Paranaíba (MS) e Aparacida do Taboado (MS)

22/03/2017 18:59


Uma equipe da Capitania Fluvial Tiete Paraná, de Barra Bonita (SP), da Marinha do Brasil, Está em Paranaíba (MS) ministrando curso para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público.

O objetivo do curso, de acordo com o 2° Sargento Gallane, um dos ministrantes do treinamento, está baseado em três pilares: salva guarda da vida humana nas águas, segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição hídrica. O curso faz parte da formação de 30 novos bombeiros que atuarão nos municípios de Paranaíba (MS) e Aparecida do Taboado (MS), sendo 23 em Paranaíba e sete em Aparecida do Taboado. Além do Sargento Gallane, participam da ministração o 3° Sargento Ferdinand e também o 3° Sargento Capolini.

Em conversa com o JP News, o Sargento Gallane falou sobre a importância do curso. “O intuito é diminuir o número de afogamentos, que aumentou muito na região. O bombeiro vai trabalhar na prevenção, orientação; o pescador que vai para as águas e não leva o colete, que não informa sua família o horário e o local onde ele está, e quando o tempo muda, o tempo vira, fica a deriva, podendo sofrer um acidente e vir a se afogar”, disse o Sargento.

Sobre a aplicação do curso na formação dos novos bombeiros, Gallane considera ser de grande importância. “O objetivo é que esses novos bombeiros sejam nossos parceiros na prevenção, dentro dos três pilares que fazem parte da base do curso, diminuindo o número de acidentes na região”, afirmou.

O treinamento e curso complementar foi solicitado pelo Tenente Coronel Douglas, do 4° Subgrupamento de Bombeiros Militar em Paranaíba, junto ao Capitão de fragata da Marinha do Brasil, André Luiz de Oliveira Silva. Segundo o Tenente Coronel, o objetivo é sempre prevenir, antes de ter que atender a ocorrência, seja de incêndios ou acidente nas águas.

“Nós notamos um aumento na incidência de ocorrência de afogados e de pessoas perdidas em naufrágios aqui no Rio Paranaíba e outros rios da região, e tivemos esse esplêndido apoio que a Marinha do Brasil está nos dando, trazendo profissionais gabaritados e técnicos na área, com todo aparato tecnológico para a formação dos nossos bombeiros, tanto aqui de Paranaíba, quanto de Aparecida do Taboado. Para o Corpo de Bombeiros é uma alegria saber que esse treinamento vai evitar que vidas se percam nos nossos rios”, afirmou o Tenente Coronel.


Leonardo Guimarães