Rádios On-line

Agricultores de MS estão gastando mais para plantar o milho safrinha

Área plantada com milho safrinha em Mato Grosso do Sul deve aumentar 2,5% em relação à safrinha do ano passado

15 FEV 2013 - 15h:45Por Redação

Na fazenda do agricultor José Boniatti, a soja começa a dar lugar ao milho safrinha. O produtor já plantou 130 dos 700 hectares que vai cultivar e conta que a safra deste ano está pesando mais no bolso.

Os insumos correspondem a quase metade dos custos da produção, por isso, os aumentos refletem diretamente nas despesas para o produtor.

De acordo com a Embrapa, o custo total do milho nesta safra em Mato Grosso do Sul é de R$ 1651 por hectare, 38% de aumento sobre a safra de 2012.

O analista de mercado da Embrapa, Alceu Richetti, explica quais itens pesaram mais nesta conta. “Este aumento é proveniente do preço da semente e do fertilizante. A semente aumentou quase 43% em relação ao ano passado e o fertilizante 25%”, diz.

Sérgio Miranda é dono de uma revendedora de insumos em Dourados. Ele conta que apesar do aumento nos preços, os agricultores compraram mais este ano. “O agricultor está investindo mais em tecnologia, acreditando no potencial do milho, que o ano passado foi muito bom”.

De acordo com a Conab, a área plantada com milho safrinha em Mato Grosso do Sul deve aumentar 2,5% em relação à safrinha do ano passado.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13