RÁDIOS

AGRONEGÓCIO

Brasil entra no ranking dos 10 maiores produtores de energia solar no mundo

Ao menos 89% dos brasileiros querem gerar energia limpa em casa, diz pesquisa

Por Éder Campos
23/06/2018 • 08h35
Compartilhar

Mais de 60% da energia elétrica brasileira é produzida a partir de matriz hidrelétrica, um sistema antigo e que está esgotado. Historicamente o uso da água como fonte para produção de eletricidade no País se deu no final do Século 19, mas as décadas de 1960 e 1970 marcaram a fase de maior investimento na construção de grandes usinas.

Mesmo grande potencial de uso de energia renováveis, só agora no Século 21 foi que o país despertou para os recursos renováveis, como Sol, vento, biomassa e termoelétricas. 

Dias 21 e 22 de junho foi realizado em Campo Grande um seminário sobre energia solar, que mostrou a percepção da polução sobre o assunto. Cerca de 89% dos brasileiros desejam gerar energia renovável em casa, 79% querem desejam instalar algum equipamento fotovoltaico para produção de energia solar, 85% dos brasileiros apoiam investimentos públicos para desenvolvimento do setor. Alguns gargalos que limitavam o crescimento doméstico dessa produção estão mudando esse cenário. 

A falta de financiamento era um dos pontos principais, no entanto linhas de crédito estão surgindo para incentivar a implementação desse sistema.

Recente o BNDES mudou as regras e pessoas físicas podem investir em energia solar. O banco criou o Fundo Clima que permite financiar 80% dos itens apoiáveis ao custo final de 4,03% ao ano para pessoas físicas e jurídicas com renda até R$ 90 milhões

Em Mato Grosso do Sul, já estão disponíveis financiamentos para aquisição e instalação de placas fotovoltaicas em residências ou condomínios residenciais por pessoas físicas foi incluído pelo Condel (Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste) na programação do FCO e estará disponível em cerca de 30 dias, com o ajuste do sistema do Banco do Brasil.

A linha de crédito para financiamento de micro e mini geração de energia elétrica por pessoa física terá limite de R$ 100 mil em recursos com prazo de até seis anos para pagamento, incluindo a carência de até seis meses

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Agronegócio