RÁDIOS

AGRONEGÓCIO

Leite: Padrão de contagem bacteriana e de células somáticas é mantido pelo Mapa

Prorrogação tem validade por mais um ano nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste

Por Éder Campos
03/07/2018 • 06h06
Compartilhar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no dia 2 de julho a Instrução Normativa 31, que prorroga por mais um ano, os padrões de Contagem Bacteriana Total e Contagem de Células Somáticas presentes no leite cru refrigerado.

Os padrões de sanidade foram criados em dezembro de 2011 pelo MAPA através da Instrução Normativa 62 para a produção de leite de alta qualidade e que seja isento de patógenos causadores de doenças e com baixas contagens de bactérias.

O estabelecimento dos novos parâmetros vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A principal alteração foi em relação às Contagens Bacteriana Total (CBT) e de Células Somáticas (CCS). Para CBT, o limite passou para 300.000 ufc/ml, enquanto para CCS a quantidade máxima permitida é de 500.000 cél/ml.

A padronização correta dos procedimentos e o treinamento da mão de obra são fundamentais para obter bons resultados. Se considerarmos nosso Sistema de Pagamento pela Qualidade do Leite, o produtor que apresentar resultados abaixo de 300 mil ufc/ml poderá receber até R$ 0,04 por litro de leite em bonificação.  Já a Contagem de Células Somáticas, indica a ocorrência de mastite clínica e/ou subclínica no rebanho. A mastite, uma inflamação da glândula mamária, é reconhecida mundialmente como a doença que mais causa prejuízos à atividade leiteira, tanto ao produtor como para a indústria. Esta doença normalmente é causada pelo desenvolvimento de bactérias no interior da glândula mamária e provoca a redução da produção leiteira e diminuição da sua qualidade.

No dia 10 de janeiro, foi instituído Grupo de Trabalho responsável por revisar e apresentar propostas de melhorias para os regulamentos técnicos que fixam a identidade e as características de qualidade que devem apresentar o leite cru refrigerado, o leite pasteurizado e o leite tipo A. Também cabe ao grupo apresentar sugestões à proposta de nova Instrução Normativa estabelecendo critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção federal.

O prazo de consulta pública encerrou em 25 de junho e os integrantes do GT estão avaliando as propostas encaminhadas. Assim que as novas normas forem publicadas, esta IN 31 e as demais referentes ao assunto serão revogadas.

PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL - Apesar de ser um grande importador de lácteos, o País abriga um dos maiores rebanhos produtivos do mundo, com 23 milhões de cabeças, ficando atrás somente da Índia. No período de 2000 a 2015, a produção cresceu 72,3%; o rebanho aumentou 28,7% e a produtividade, 33,8%, porém ainda é baixa, de 1.525 litros/vaca/ano, um dos menores índices entre os principais países produtores de leite. Os sistemas típicos variam de 23 vacas até 320 animais em lactação. É um setor importante no agronegócio brasileiro e emprega mais de 2 milhões de pessoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Agronegócio