RÁDIOS

AGRONEGÓCIO

Milho segunda safra começa ser colhido em Mato Grosso do Sul

Aprosoja/MS realiza lançamento estadual da colheita do milho em Jaraguari

Por Éder Campos
21/06/2018 • 11h28
Compartilhar

A Associação dos Produtores de Soja de MS – Aprosoja/MS –  irá realizar, na próxima segunda-feira (25), a partir das 10h, o lançamento oficial da colheita do milho safrinha 2017/18.

O evento será na Fazenda Campo Grande, em Jaraguari, a 32 km de Campo Grande.  A entidade divulgará dados consolidados de produtividade, volume de produção, comercialização e perda, com base no levantamento realizado pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio – Siga, ferramenta criada e mantida pela Aprosoja/MS, que monitora as lavouras do estado desde 2009.

Para o Milho 2ª safra 2017/2018, estima-se uma área plantada de 1,7 milhão de hectares, com uma projeção de produção de grãos de aproximadamente 6,936 milhões de toneladas. A produtividade média deve manter-se em 68,0 sc/ha. Na safra passada a média foi de 88,0 sc/ha

Em comparação aos dados da safra anterior (2016/2017) houve redução da área plantada de 8,21%, passando de 1,8 milhão para 1,7 de milhão de hectares. O volume de produção de grãos também irá reduzir por conta da falta de chuvas durante o desenvolvimento da cultura, principalmente no mês de abril.

Regiões produtoras - As regiões sul e sul fronteira devem ser as que mais sentirão quebra de produtividade, pois foram as que mais sofreram estresse hídrico. Algumas áreas contabilizam até 50% de perdas. A Região Norte não sentirá tanto e deve ter produtividade de 80 a 90 sacas por hectare.

A redução no estado será de 29,31% em relação à expectativa dos 9,8 milhões de toneladas previstos para esta safra baseado no mesmo volume da safra passada.

Os valores de negociação, em relação ao ano passado, comparativamente, estão favoráveis aos produtores variando entre R$ 28 a R$ 30 aqui no estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Agronegócio