RÁDIOS

AGRONEGÓCIO

Pecuaristas de Mato Grosso do Sul pedem redução do ICMS

Atualmente o imposto pago é de 12%, produtores querem redução para 7%

Por Éder Campos
06/07/2018 • 09h24
Compartilhar

Entidades ligadas ao setor pecuário, como a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e MNP (Movimento Nacional do Produtores) iniciaram um movimento para reivindicar do Governo do Estado uma nova redução do ICMS para vendas interestaduais do boi em pé para abate, a exemplo do que ocorreu no ano passado quando o tributo foi reduzido de 12% para 7% por 90 dias. 

Segundo o presidente da entidade, Jonatan Pereira Barbosa, nos estados vizinhos – Mato Grosso e Goiás – a alíquota de ICMS para venda interestadual de gado em pé está em 7%, enquanto em Mato Grosso do Sul é de 12%. Em Minas Gerais, o mesmo imposto está em 2% depois que o governo, em carácter especial, reduziu a aliquota para dar competividade ao setor.

A preocupação da Acrissul é que com a crise na pecuária o abate vem sofrendo redução e os frigoríficos operam com escalas bem curtas, em função da queda sentida no consumo. Números do IBGE indicam que no primeiro trimestre de 2018 os abates cresceram 14% em relação ao igual período do ano passado. Entretanto, caíram 6,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior. 

 No ano passado a Acrissul havia feito pedido semelhante e que acabou por o Governo do Estado reduzindo por 90 dias o ICMS do boi gordo para venda interestadual de 12% para 7%.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Agronegócio