RÁDIOS

AGRONEGÓCIO

Quarto de Milha impulsiona economia de Mato Grosso do Sul

Campo Grande sedia até domingo,5, a maior competição da raça na modalidade de Laço Comprido.

Por Éder Campos
02/08/2018 • 11h13
Compartilhar

Com informações assessoria Malú Cáceres
De acordo com levantamento da ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha –, considerada atualmente a maior entidade de raça equina da América Latina, o plantel nacional do Quarto de Milha é de 560 mil animais. Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul lidera na criação da raça. O Estado aparece na 4ª posição com 31 mil animais registrados no Stud Book, que é o cartório de certificados de registros genealógicos da raça.
As provas de Laço Comprido são as responsáveis pela valorização, crescimento da raça e aquecimento do setor que promove 150 eventos aproximadamente todos os anos no Estado. Isso gera um grande impacto financeiro na economia local. A indústria do cavalo proporciona inúmeras oportunidades de emprego e movimenta centros de treinamento, de reprodução e leiloeiras, além do comércio geral com a venda de ração, produtos veterinários e equipamentos.
Até o próximo domingo, 5, acontece em Campo Grande 13ª edição, o Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido da ABQM no Parque do Peão/CLC. De acordo com o Núcleo Sul-Mato-Grossense de Quarto de Milha (MSQM), organizador do evento, esse esporte, que exige animais de alto padrão genético, cresce cerca de 20% ao ano no Estado.
Os eventos da ABQM são importantes vitrines para a raça. “Com o crescimento de proprietários, criadores e associados no Mato Grosso do Sul, deixamos de ser compradores de genética do Quarto de Milha e passamos a ser fornecedores de destacados exemplares para outras regiões do país”, enfatiza Igor Goudard Viana, presidente do MSQM. Atualmente, o Estado possui 4,3 mil proprietários, 2 mil criadores e 1,2 mil associados à ABQM.

Programação do evento:

02/08 – Quinta-Feira
07h – Classificatórias do 13º Potro do Futuro;
14h – Classificatórias do 13º Campeonato Nacional;

03/08 – Sexta-Feira
07h – Classificatórias 13º Campeonato Nacional;
13h – Individual no Braço e 13º Campeonato Nacional;
20h – Leilão King Horse Sale 

04/08 – Sábado
07h – Classificatórias da 7ª Etapa CLC e Desempates;

05/08 - Domingo
07h – Final da 7ª Etapa do CLC;
14h – Finais do 13º Potro do Futuro e do 13º Campeonato Nacional.

A entrada é gratuita.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Agronegócio