RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Assessor dividia propina com diretor de hospital em MS, diz Polícia Federal

Imagens mostram assessor fazendo operação em agência bancária

Por Redação
06/05/2013 • 11h24
Compartilhar

Imagens do circuito interno de segurança de uma agência bancária em Campo Grande, gravadas no dia 10 de agosto de 2012, mostram o atendente do banco entregando vários maços de dinheiro a um homem, que em seguida repassa a Antônio Carlos Canteiro Dorsa, conhecido como Cacaio. Ele é primo e assessor do ex-diretor do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa Vieira Pontes, investigado na operação Sangue Frio, uma ação conjunta da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União, Ministérios Públicos Federal e Estadual. Para a polícia, Cacaio recebia propina de fornecedores e dividia com Dorsa.

O assunto foi abordado pelo Bom Dia MS desta segunda-feira (6), durante entrevista com a chefe da Controladoria-Geral da União em Mato Grosso do Sul, Janaína Gonçalves. Segundo as investigações, Cacaio também era funcionário de uma empresa que prestava serviços ao hospital, e duas operações foram feitas no atendimento registrado pelas câmeras. Um saque de R$ 48 mil e um depósito de R$ 4 mil na conta de Cacaio. De acordo com a Polícia Federal, era em operações como essa que Cacaio recebia propina.

Em março, a operação Sangue Frio recolheu documentos e afastou das funções o então diretor do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, e o diretor, à época, do Hospital do Câncer, Adalberto Siufi.

As investigações, que ainda não foram concluídas, já revelaram supostos desvios de dinheiro do Sistema Único de Saúde e fraudes em licitações. Janaína afirmou que o órgão já produziu um relatório identificando diversas falhas nas contratações e possível desvio de recursos. Questionada sobre a possibilidade de devolução da verba desviada aos cofres públicos, a chefe da CGU disse que a tarefa é muito difícil. "O ideal é que tivéssemos condições de levantar todos os recursos que efetivamente foram desviados, mas isso é praticamente impossível", afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas