RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Câmara de Paranaíba aprova relatório que sugere processo contra prefeito

Relator da CPI das notas ?frias? pede Comissão Processante contra prefeito José Garcia de Freitas e exoneração de dois secretários

Por Redação
12/09/2012 • 08h06
Compartilhar

O relatório final dos trabalhos da CPI das notas “frias” foi aprovado nessa segunda-feira à noite pela Câmara de Paranaíba. O relator da CPI, vereador Andrew Robalinho, propôs a abertura de Comissão Processante para apurar a responsabilidade político-administrativa do prefeito José Garcia de Freitas em suposto esquema em que integrantes do primeiro e segundo escalões, junto com servidores, teriam desviado dinheiro público por meio de emissão fraudulenta de notas.

O relatório também pede a exoneração do secretário de Finanças Deoclésio Pereira de Souza Junior e da secretária de Administração, Renata Malheiros do Amaral, que à época dos fatos denunciados trabalhava no setor de licitações. Os vereadores aprovaram, ainda, após acordo de lideranças, regime de urgência nos trabalhos da Comissão, para evitar a obstrução regimental, por meio de pedido de vistas.

Na semana que vem, os vereadores devem votar projeto de resolução sobre a Comissão Processante. O prefeito José Garcia de Freitas ajuizou mandado de segurança com pedido de liminar para suspender os trabalhos da CPI e evitar a votação do relatório, sob a alegação de que a condição de candidatos e vinculação dos vereadores a coligações eleitorais, mas o pedido foi rejeitado.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 “Não se vota nenhum pedido de cassação”, disse o relator Andrew Robalinho ao programa RCN Notícias da Cultura FM 106,3 Mhz. Segundo ele, o prefeito chegou a criticar a determinação do MPE para que a Câmara cumprisse a função de fiscalizadora do Executivo.

 “A Justiça não autorizou a suspensão dos trabalhos da CPI por entender que algo muito grave aconteceu e que virá à tona com a quebra do sigilo telefônico”, afirmou o relator, lembrando que ainda existe a ação criminal que tramita em segredo de justiça.

O relator da CPI das notas “frias” disse que elaborou o relatório com base em “provas documentais e testemunhais” e estranhou que mesmo que os fatos tenham ocorrido há um ano e denunciados há mais de seis meses, o prefeito alegue desconhecê-los. “Ele deve ser responsabilizado por ação ou omissão”. Segundo Robalinho, “está provado que a emissão fraudulenta de notas foi iniciada em maio de 2009. Paranaíba jamais passou por um escândalo de corrupção como esse”, afirma o relator da CPI.

INVESTIGADOS
Se a Câmara aprovar na próxima segunda-feira a instalação de Comissão Processante, os alvos das investigações serão o prefeito José Garcia de Freitas, o secretário de Finanças, Deoclésio Pereira de Souza Junior, e a secretária de Administração, Renata Malheiros do Amaral. 

Segundo o relator, a CPI constatou que as notas supostamente fraudadas foram emitidas com valores abaixo de R$ 8 mil para burlar a lei de licitações públicas.  Robalinho disse que, mesmo estando abaixo do limite, seria necessária licitação para contratação de serviços de agrimensura, pois há a exigência da capacidade técnica.

“O esquema funcionava com determinada pessoa sendo chamada para emprestar o nome”, diz o relator. “A Renata sabia que o João Batista era pintor e lançava notas frias em seu favor. Toda a transação aconteceu ali, no caixa da tesouraria da Prefeitura. Por isso, o Tribunal de Contas recomendou a retirada dos cofres”, afirmou.

A CPI rejeitou a convocação do ex-tesoureiro Bruno Leal porque ele foi demitido e a provável punição seria a exoneração. A CPI também não acatou pedido de depoimentos do ex-diretor do Departamento de Tributação Sérgio Mendes por não ter sido citado. (Com a colaboração de Ademilson Lopes, da Cultura FM 106,3 Mhz)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas