RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Câmara Federal pode ter CPI para investigar pesquisas eleitorais

Por Redação
10/11/2012 • 10h09
Compartilhar

As pesquisas eleitorais e institutos podem ser investigados por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara Federal. A proposta, que precisava de 171 assinaturas, foi apresentada, na semana passada, pelo líder do PDT na Casa, André Figueiredo (PDT-CE).

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) está entre os 222 parlamentares que votaram favoráveis à criação da comissão.

O tucano, que foi candidato à Prefeitura de Campo Grande neste ano, reclamou publicamente da atuação das empresas com pesquisas no primeiro turno que chegaram a apontá-lo com 14% na disputa em que ele terminou o pleito com 25,9%.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O assunto merece aprofundamento. Podem haver falhas na metodologia, não importa, uma coisa é fato, isso influencia diretamente a decisão do eleitor, que deve acontecer levando em conta outros fatores”, explicou .

Azambuja faz menção a um jeito antigo de fazer campanha e que ainda mostra reflexos nas atuais disputas: eleitores fazem escolhas por “quem está na frente, para não perder o voto”.

“Precisamos apontar quais consequências dos equívocos que ocorrem em pesquisas realizadas por institutos em todo país. Não é possível que eles aconteçam e depois os proprietários venham a público dizer o seguinte. ‘reconhecemos que houve um erro’. Aí a pesquisa já influenciou o eleitor e infelizmente o pleito já passou”, completou.

A principal ideia é fazer com que os institutos apresentem metodologia dos levantamentos, além de justificar equívocos. Outra das propostas é que as empresas sejam proibidas de divulgar pesquisas 60 dias antes da eleição. Sou a favor que não divulgasse mais a pesquisa nas eleições. Os erros estão cada vez mais frequentes e penalizam diretamente a população”, defendeu Reinaldo.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas