RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Campanha Pedestre, eu cuido! completa um ano com números positivos

Durante a primeira fase houve a conscientização dos condutores, e após 15 dias os motoristas começaram a ser autuados pelo desrespeito à faixa de pedestre. Em 2012 foram autuados até agora 373 condutores

Por Redação
16/11/2012 • 16h30
Compartilhar

No mês de novembro a Campanha Pedestre, Eu Cuido! completa um ano. Apoiada na ideia do respeito ao pedestre, a implantação em Campo Grande foi espelhada em cidades como Brasília e Goiânia, onde o pedestre tem preferência para atravessar na faixa de segurança. Atualmente o programa está em sua 4ª etapa.

Durante a primeira fase houve a conscientização dos condutores, e após 15 dias os motoristas começaram a ser autuados pelo desrespeito à faixa de pedestre. Somente no primeiro mês de fiscalização 437 condutores foram autuados.
 
Em 2012 foram autuados até agora 373 condutores, número bem menor se comparado ao primeiro mês de campanha. Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Carlos Henrique Santos Pereira, é uma grande conquista. "Nós percebemos a mudança de comportamento dos motoristas de Campo Grande, houve uma redução da velocidade desenvolvida na via e um maior respeito aos pedestres. As pessoas já sabem onde tem implantada uma faixa de pedestre e reduzem a velocidade", avaliou.
 
O atropelamento de pedestres também diminuiu. Em 2011 foram 330 atropelados, em 2012 até agora 275, uma redução de 17%. O número de vítimas pedestres foi reduzido em 5%. "Durante todas as fases da campanha, nós pedimos o respeito dos motoristas com os pedestres, e a atenção dos pedestres ao atravessar a via. Quando alguém vai atravessar pela faixa de segurança deve sinalizar a intenção, e fazer a travessia da forma mais segura possível", lembrou a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix.
 
De acordo com dados do Projeto Vida no Trânsito, 17 pessoas morreram atropeladas em 2012, e nenhuma estava fazendo a travessia na faixa de pedestre. De acordo com o psicólogo do Detran-MS, Renan da Cunha Junior, o comportamento dos campograndenses está mudando, mas leva tempo. "Nós não mudamos de comportamento do dia para a noite, isso leva tempo. Mudar um hábito, um costume é difícil, mas através dos números percebemos que estamos no caminho certo", destacou.
 
A campanha Pedestre, Eu Cuido! é uma parceria do Detran-MS, Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas