RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Campanha vai distribuir 20 mil preservativos no Carnaval

Ação quer conscientizar a população sobre o uso de camisinha

Por Kelly Martins
05/02/2016 • 18h45
Compartilhar

Serão distribuídos no Carnaval em Três Lagoas 20 mil preservativos durante uma campanha do Programa DST/AIDS de conscientização e prevenção. A ação é da Secretaria Municipal de Saúde e quer alertar sobre o uso da camisinha que é o método mais eficaz para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, sífilis e hepatites B e C. 

Com o slogan “Vou Prevenir agora não me leve a mal hoje é Carnaval”, o “Bloco da Saúde” realizará a distribuição dos preservativos, no domingo, 7. Além disso, os técnicos de serviço também estarão nos dias que antecedem o carnaval distribuindo preservativos em vários locais da cidade, em especial, onde houver aglomerações de foliões.

Casos
Segundo o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em 2015 foram diagnosticados 55 novos casos de HIV de moradores dos municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria, Bataguassu e Água Clara.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) acolhe as pessoas com soro positivo do HIV ou portadora de alguma DST. Atualmente, 540 pessoas que vivem nesses municípios citados utilizam o serviço.

Tratamento
Em caso de possível transmissão ocorrida em acidente de trabalho, abuso sexual ou até mesmo se o preservativo falhar, o CTA explica que a pessoa pode procurar a unidade em até 72 horas após o ato e fazer o tratamento durante os 30 dias, o risco de contrair HIV é de 1%.

Se o ato ocorrer após o horário de expediente, a pessoa poderá procurar o UPA ou Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, onde geralmente é realizado o primeiro atendimento e a vítima recebe parte do medicamento suficiente até se dirigir à sede do Programa DST/AIDS para receber o restante do tratamento.

Para realizar o teste de HIV, a população interessada pode procurar a sede do Programa DST/AIDS ou nas unidades de Saúde e solicitar o teste rápido, que fica pronto em menos de 15 minutos. Os de hepatites virais e sífilis são realizados somente na sede do programa. Não é necessário estar em jejum.

O programa DST/AIDS está localizado na rua Bom Jesus da Lapa, 1.078, no bairro Vila Nova, das 7h às 17h, sendo no período da manhã destinado para o atendimento médico e exames para a população e, no período da tarde, atendimento de urgências e ações de prevenção e orientação. (Com assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas