RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

CGU reformula Portal da Transparência da Copa do Mundo 2014

Com as melhorias, haverá a alimentação online das informações sobre obras, serviços, compras e outras iniciativas governamentais nas cidades que vão sediar os jogos.

Por Redação
18/09/2012 • 10h30
Compartilhar

 A Controladoria-Geral da União (CGU) reformulou o site Copa 2014 - Transparência em 1º lugar, abrigado no Portal da Transparência do Governo Federal. O objetivo das alterações é facilitar o acesso às informações sobre a execução dos recursos públicos, administrados por órgãos responsáveis pelo evento esportivo.


Com as melhorias, haverá a alimentação online das informações sobre obras, serviços, compras e outras iniciativas governamentais nas cidades que vão sediar os jogos. Na versão anterior, esses dados eram enviados pelos gestores públicos de forma não automatizada para a CGU, que é responsável por homologar o conteúdo antes da publicação definitiva na página.

Houve, ainda, de acordo com a CGU, a criação de novas formas de consulta para os usuários. As informações sobre os recursos federais investidos na Copa, que antes eram agrupadas somente por “Temas” e “Cidades-Sede”, agora também estão organizadas por “Ações e Empreendimentos” e “Financiamentos”. Outra mudança foi a inclusão, na página inicial, do “Quadro Geral”, que permite visualizar, de forma mais direta, os dias faltantes para a Copa do Mundo 2014, a previsão inicial de gastos, o total de recursos já contratado e o executado.

O site Copa 2014 - Transparência em 1º lugar é uma iniciativa do governo federal que tem o objetivo de dar transparência às ações e despesas do Poder Executivo Federal relativas aos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, seja na forma de gastos diretos ou de transferências aos estados e municípios envolvidos com o evento.

No site, é possível saber a previsão de investimentos e a fonte dos recursos (privada ou pública, se do governo federal, estadual ou municipal) de cada empreendimento – seja na área de mobilidade urbana ou relativo aos estádios e arenas esportivas. Também é possível saber as datas de início e de término de cada obra. O site disponibiliza ainda a Matriz de Responsabilidades da Copa, além de imagens dos locais de competição, algumas virtuais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas