RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Começou a Semana de Prevenção do Câncer Bucal

Além dos atendimentos normais nas Unidades de Saúde, dentistas estarão examinando os pacientes como prevenção da doença

Por Redação
05/11/2012 • 13h58
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, abriu hoje (5) a Semana de Prevenção do Câncer Bucal, em todos os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

As ações desta campanha preventiva deverão estender-se até quarta-feira (7), quando, além do atendimento normal e previamente agendado, os dentistas farão exames específicos de prevenção do câncer bucal, como antecipou a coordenadora de Saúde Bucal, Sandra Maria Conde de Moraes.

Nesta campanha de Prevenção do Câncer Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO) de Mato Grosso do Sul.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo orientações do Ministério da Saúde, o câncer bucal se manifesta através de tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares.

O exame rotineiro da boca, feito por um profissional de saúde, pode diagnosticar a tempo essas lesões, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INC), a incidência de câncer de boca ocupa o 5º lugar entre os homens e o 7º lugar entre as mulheres.

Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada tardiamente, o que dificulta a eficácia do tratamento de cura. “Por essas e outras razões, são extremamente importantes estas ações preventivas, porque o câncer bucal tem cura, principalmente quando tratado no início”, observou Sandra Maria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas