RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Comprar carro zero agora gera economia de até R$ 1.534 antes do aumento do IPI

Pesquisa e barganha podem ajudar consumidor a encontrar o melhor negócio

Por Redação
28/03/2013 • 17h00
Compartilhar

Comprar um carro zero agora gera economia de até R$ 1.534 de acordo com o modelo. Isso porque, no próximo dia 1º, a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sofre mais um aumento — acompanhe no quadro abaixo a evolução progressiva da cobrança do tributo, que vai até junho, e a redução do preço por modelo de veículo.

Esta é a ultima semana para garantir o desconto e quem fechar a compra agora fará um bom negócio, informa o economista e vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira.

Segundo ele, a regra vale principalmente àqueles que já planejavam a compra à vista do veículo neste momento. 

— Para quem já estava planejando comprar agora um carro à vista, a antecipação seria a melhor opção, pois o consumidor compraria o veículo com um imposto menor e economizaria na compra.

Financiamento
Já para aqueles que dependem do financiamento, Miguel ressalta que o consumidor deve ficar atento aos juros embutidos nas parcelas. E não se esquecer de pesquisar e barganhar antes de fechar o negócio.  

Vale lembrar que o desconto que se conseguiria com o IPI reduzido pode não compensar quando a compra foi feita em muitas prestações, que ficarão mais caras em função dos juros. 

Quanto maior o prazo, mais se pagará juros, o que pode jogar o valor final do bem lá pra cima. Esperar juntar um valor de entrada maior é a solução para não pagar até 40% a mais do valor do carro só com as taxas. 

— Em resumo, se o consumidor precisa usar o carro agora, vale a pena antecipar a compra e economizar no imposto. De qualquer forma, o segredo é pesquisar e barganhar, pois é possível encontrar o mesmo veículo em condições de preço menor [principalmente os juros nos bancos].

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas