Rádios On-line

Confira dicas para combater o Aedes aegypti mesmo longe de casa

São necessário apenas 15 minutos por semana para deixar sua casa livre de focos do mosquito

23 DEZ 2015 - 15h:38Por Loislenne Longui

Com as festas de Natal e Ano Novo, muitas viagens são programadas. O problema é que há um aumento considerável no número de chuvas neste período e, como muitos moradores não estarão em suas casas, poderão surgir novos criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O Ministério da Saúde recomenda aos viajantes que, antes de saírem de suas casas façam uma vistoria, descartando recipientes como latas, garrafas, embalagens de presentes e todo tipo de material que possa acumular água. O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de cinco a 10 dias, por isso, mesmo em uma viagem curta é preciso tomar os cuidados necessários, e com apenas 15 minutos por semana você pode evitar que o Aedes se reproduza.

Um vaso esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda, após uma chuva, pode se tornar um foco do mosquito. É importante verificar se a caixa d’água está vedada, a calha totalmente limpa, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo, entre outras pequenas ações, como lavar os recipientes com água e sabão, utilizando uma bucha, podem evitar o nascimento do mosquito.

Deixe seu Comentário