RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Cultura precisará de investimentos para resgatar ações e lançar projetos

Próximo administrador de Três Lagoas terá que destinar recursos específicos para a área que, geralmente, não é considerada prioridade

Por Ana Cristina Santos
10/09/2016 • 10h03
Compartilhar

Encerrando a série de reportagens especiais sobre os desafios do próximo prefeito de Três Lagoas, o Jornal do Povo aborda, nesta edição, as áreas de cultura, esporte e lazer. Investimentos nesses setores geralmente são os menores em administrações públicas por não serem considerados como prioridades.

Para a atual diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri Garcia, o maior desafio do próximo prefeito na área da cultura é reservar investimentos. De acordo com a diretora, a “base” da cultura local, com a formação de plateia, já existe e está bem alicerçada. No entanto, muitas ações deixaram de ocorrer, segundo Vickie, por falta de recursos.

A diretora disse que muitos investimentos foram realizados na área cultural antes da crise afetar todo o país. “Podemos dizer que 2013 e 2014 foram o ápice da cultura em Três Lagoas. Oferecíamos 42 cursos que, tinham mais de dois mil alunos, fora os eventos sazonais. A cidade chegou a ser referência nesta área no Estado. Mas, em época de crise, a prioridade é saúde e educação, e ninguém questiona isso, porque são áreas emergências, diferente dos eventos culturais que podem ser postergados”, justificou a diretora.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vickie, no entanto, entende que, poderia ser previsto e respeitado um orçamento no início do ano para a cultura. “Todo ano passa pela Câmara uma verba que deveria ser destinada a esta área, mas existem outras prioridades, como saúde e educação. Para esse ano, por exemplo, planejamos várias ações, mas devido à crise e falta de recursos, não conseguimos realizar.

Então, acho que o desafio do próximo prefeito é o de garantir um montante que seja destinado e assegurado para o departamento, secretaria, ou fundação de cultura, seja lá, o que o próximo prefeito pretende instituir”, destacou.

Vickie afirma que a cultura é importante para todas as camadas da sociedade e não considera que seja um setor elitista. “Desenvolvemos projetos em toda à cidade, inclusive, nos presídios, no Lar dos Idosos e casas de recuperação, por exemplo. Entendo que, a próxima administração precisa fazer um trabalho de conscientização, principalmente na classe mais abastada, que é o de valorizar o que tem em Três Lagoas. Cito como exemplo, a exposição de telas dos haitianos, que tem um trabalho lindo, além da questão social e, observamos que, o público presente foi de pessoas que já está acostumado em apoiar a arte e cultura. A maioria da classe alta prefere ir a uma bienal, em São Paulo, por exemplo. Acho que falta uma valorização da cultura local, principalmente pelas pessoas da classe A”, observou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas