RÁDIOS
Três Lagoas, 08 de maio

Desmistificando as doenças respiratórias e suas causas

Saiba quais - e quantas - medidas caseiras são eficazes e até quando o senso comum pode ser considerado

Por Tatiane Simon
23/01/2016 • 17h32
Compartilhar

O universo da saúde é cercado por receitas caseiras e mitos. Quem nunca ouviu o conselho de que tomar chá cura gripe? Ou de que algum alimento previne doenças. No entanto, até que ponto o senso comum está correto?
Entenda o que é mito e o que é verdade quando o assunto é doenças respiratórias:

- Resfriado é uma gripo leve?
Não. Mesmo porque resfriado e gripe são coisas distintas. Ambas são transmitidas por vírus e causam sintomas parecidos. No caso da gripe as manifestações clínicas são mais graves, há maiores riscos de complicação e a duração da doença é menor. 

- O que pode ser feito em casa quando a gripe ataca?
 “A utilização de medidas caseiras pode ser bem-vinda, em alguns casos. Gargarejos com água morna e uma pitada de sal nas dores de garganta, lavagens exaustivas de solução nasal nas narinas para desobstrução das vias aéreas podem ajudar no alívio dos sintomas”, segundo explicou o médico otorrinolaringologista Cícero Matsuyama. Vale ressaltar que é importante evitar a ingestão de medicamentos sem prescrição médica.

JPNEWS: BANNER  CASA DOS SONHOS CONTR. 28807 01.02 A 31.10.2024 ATUAL. 05.04.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Pingar algum líquido quente no ouvido alivia a dor?
Compressas úmidas e quentes podem colaborar, desde não seja introduzido substâncias ou instrumentos no conduto auditivo externo. Essa prática pode, inclusive, piorar a dor e ainda causar outros problemas.

- Friagem desencadeia gripe?
O frio não causa nenhuma doença. O causador da gripe em casos de friagem trata-se da mudança brusca e repentina de temperatura. Isso porque o organismo humano tem que reagir, de forma a encontrar o equilíbrio. Por exemplo: alguém que está em um ambiente quente e passa para um ambiente frio passa a produzir mais calor para manter o equilíbrio corporal, aumentando a frequência sanguínea. Com isto, pode haver congestão nasal, aumento de secreções orais e nasais, desconforto na deglutição e, caso ocorra exposição a agentes virais ou bacterianos, a chance de pegar uma gripe é quase certa. 

- A vitamina C ajuda no combate à gripe?
 Ajuda a melhorar o sistema imunológico, tornando-o mais resistente. Mas, já está comprovado que ingerir vitamina C durante um episódio de gripe só vai aliviar os sintomas e diminuir o tempo de duração da doença. Além disso, a Vitamina C é facilmente obtida pela alimentação regular, não há necessidade de suplementos.
- Os alimentos mel, limão e alho curam a gripe?
Estes alimentos contêm substâncias descongestionantes e são fontes de vitaminas importantes quando frente a um processo infeccioso viral das vias respiratórias superiores. A informação é do especialista Matsuyama. O médico explica que a utilização dos mesmos é benéfica, no entanto, é preciso ter cuidados quando os sintomas se perdurem por mais de cinco dias do início do quadro instalado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas