RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Dia do Bibliotecário é comemorado nesta terça

Trabalho de orientação, incentivo à leitura e facilidade de acesso ao acervo fazem parte do trabalho profissional

Por Divulgação
12/03/2013 • 14h51
Compartilhar

Nesta terça-feira, 12 de março, comemora-se o dia do Bibliotecário. Em Três Lagoas, somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2013 (período de férias escolares) foram realizados cerca de 550 empréstimos de livros na Biblioteca Municipal “Rosário Congro”.

Segundo a bibliotecária Fabiana Carla Cândido Gomes, o trabalho deste profissional é voltado para orientação, incentivo à leitura, além do resgate a pesquisa e contato direto com os livros e revistas. “Quebrando o estereótipo de sermos apenas guardiãs dos livros, nossa missão é fazer o intercâmbio da informação para que o acervo seja explorado de forma mais simples pelos usuários”, explicou Fabiana, acrescentando também que o local oferece um serviço de referência com acompanhamento e esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do acervo.

O local possui um acervo com aproximadamente 30 mil livros, composto por clássicos da literatura brasileira, literatura universal, religião/autoajuda, além dos livros didáticos. O espaço recebe ainda exposições culturais e lançamento de livros.

A bibliotecária explicou também que são realizadas visitas monitoradas com contação de histórias para as crianças e informações sobre as normas e funcionamento do local.
Fabiana destacou ainda uma das ações realizadas pela Escola Municipal Maria Eulália. Para os alunos a partir do 5º ano os pais abriram fichas de empréstimos para os filhos que também participam das visitas com direcionamento voltado para o estudo dos clássicos da literatura brasileira.

Além disso, existe uma parceria com o Grupo de Teatro Identidade que deve iniciar as atividades de contação de histórias a partir do mês de abril.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas