RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

E no verão?

O verão está chegando e com ele uma série de cuidados que devemos tomar.

Por Leandro Elias
24/11/2017 • 16h45
Compartilhar

O verão está chegando e com ele uma série de cuidados que devemos tomar. É nessa época do ano que ficamos expostos a fortes temperaturas, então cuidados com a pele e hidratação são extremamente importantes para que seu verão seja tranquilo. Já quando o assunto são os animais, você sabe que cuidados tomar? Assim como nós eles também sofrem na estação mais quente do ano. Então, nada mais justo que ficar de olho, se informar e garantir o bem-estar de cada um deles, seja gato ou cachorro. 

1. Espalhar potes de água fresca pela casa

No verão, o cuidado com seu pet deve ser redobrado. É importante que os bichos tenham sempre água fresca e limpa disponível. O ideal é realizar a troca sempre que a água começar a esquentar. Se você passa o dia fora de casa, a dica é espalhar vasilhas com água em lugares com menor incidência de luz, assim seu pet terá água disponível durante todo o dia. Na hora de passear, deve-se oferecer água ao animal a cada 20 ou 30 minutos. 

2. Evitar locais quentes e fechados

Nada de deixar seu pet trancado dentro de casa ou no carro, mesmo que seja rápido. Quando o animal é exposto ao calor excessivo pode ser vítima de um fenômeno chamado intermação que é quando a temperatura do corpo do animal ultrapassa os limites fisiológicos que permitem a troca de calor com o ambiente. As causas disso são falhas de órgãos e sistemas e que podem levar o animal à morte. 

3. Não passear nos horários de sol quente

Para os animais, os melhores horários de sol são os mesmos para os humanos. Nada de passear com o seu animal depois das 10 ou antes das 16 horas. Os melhores horários para passear com cães são aqueles em que o sol está mais fraco. Também é preferível trocar o asfalto pela grama  o chão quente pode causar lesões nas patas dos cachorros.

4. Ficar atento a sinais de doenças
Doenças como micoses, piolhos, sarnas e parasitas de pele são mais comuns no verão. Fique atento ao seu animal e procure tratamento logo nos primeiros sintomas. Para evitar a contaminação, evite levar o animal em locais muito frequentados por outros animais. 

5. Tosar o pelo do animal (inclusive do gato)

Se seu pet é daqueles que sobra pelo a nossa dica é a tosa refrescante. A tosa refresca o animal e facilita o banho, mas nada de deixar o animal pelado. Vale lembrar que a compensação térmica de um animal é diferente da nossa e não é por que ele tem muito pelo que ele passa calor. Estamos falando de uma tosa mínima e que não compromete a saúde do animal. 

6. Aplicar protetor solar

É isso mesmo, seu animal também precisa se proteger contra o câncer de pele. A recomendação é vital para cães e gatos de pele clara (a cor da barriga do pet indica se ele se inclui nessa categoria). A aplicação deve ser feita em regiões sem pelos, como focinho e orelhas e em média a cada duas horas. Não se deve usar o protetor solar de humanos, os produtos feitos especialmente para os pets não oferecem riscos de intoxicação quando em contato com a boca do animal.

7. Dar banhos

E claro, a parte mais gostosa que pode ser um momento único entre você e seu pet são os banhos. No verão, cães e gatos podem e devem tomar em média um banho por semana. Além de refrescar, o hábito ajuda na higiene do animal. A recomendação é usar água em temperatura ambiente e xampu especial para pets, neutro e hipoalergênico. Após o banho é preciso secar bem o bicho para evitar a umidade, condição que favorece o aparecimento de parasitas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E