RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Especialista alerta sobre câncer de laringe

Ele explica que a bebida alcóolica com o passar do tempo vai lesionando a região da laringe e o cigarro possui substâncias cancerígenas

Por Viviane Pinheiro
22/04/2017 • 15h00
Compartilhar

O médico otorrinolaringologista, Lucas Lara Hahmed, participou do telejornal “Bom Dia Três Lagoas” nesta quinta-feira (20). No dia 16 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Voz e em entrevista, o especialista falou sobre os cuidados para evitar câncer de laringe e faringe. 

Falar alto, alimentos que causam azia, cigarro, alimentos frios ou muito quentes devem ser evitados, ressaltou o especialista. Segundo ele, há um índice bem agravante de câncer de laringe na região de Três Lagoas.  “Na minha prática médica há uma incidência elevadíssima de câncer na laringe, sendo uma média de 2 a 3 casos por semana e a maioria deles são registrados em fumantes e naqueles que consomem bebidas alcóolicas”, afirma Hahmed. 

Ele explica que a bebida alcóolica com o passar do tempo vai lesionando a região da laringe e o cigarro possui substâncias cancerígenas que acabam entrando na lesão, favorecendo o surgimento do câncer. 
O câncer de laringe deve ser diagnosticado rapidamente e caso isso seja feito, a chance de cura é maior.  Alguns sintomas devem ser observados, dentre eles, ronquidão, perda repentina de peso, sangramentos e dor intensa de ouvido. O médico ainda recomenda que nos casos de ronquidão por mais de duas semanas ou dores de gargantas intensas deve-se procurar imediatamente um especialista, para que sejam feitos exames.  O tratamento pode ser feito por meio de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, dependendo do local e do estado da lesão. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas