RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Fóruns discutem Plano Estadual de Cultura em Naviraí e Três Lagoas

Serão realizados nas cidades de Naviraí na quarta-feira (29/08) e Três Lagoas na próxima quinta-feira (30/08).

Por Redação
27/08/2012 • 12h07
Compartilhar

 Dando continuidade ao processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura de MS – PEC/MS, serão realizados nas cidades de Naviraí na quarta-feira (29/08) e Três Lagoas na próxima quinta-feira (30/08) os  As reuniões irão acontecer durante o dia, das 8h às 17h.

Nas reuniões serão discutidas as propostas elencadas no texto-base e as contribuições da consulta pública virtual territorial realizada entre os dias 09 e 22 de agosto. Serão formados grupos de trabalhos que irão atuar na discussão dos cinco eixos temáticos: gestão, diversidade, acesso, desenvolvimento sustentável e participação social, seguindo a orientação do Plano Nacional de Cultura - PNC. Estará presente no Fórum de Naviraí a consultora do Sistema Nacional de Cultura/MinC, Cleide Vilela. Em Três Lagoas o representante do Ministério da Cultura será Pedro Ortale.
 
Os Fóruns Territoriais instituídos pelo Fórum Estadual de Planejamento da Cultura (FEPC) constituem-se em instâncias articuladoras e de planejamento, que congregam a participação de artistas, produtores e gestores de cultura públicos, com objetivo de promover uma participação democrática de toda a sociedade sul-mato-grossense no processo.
 
O Estado foi dividido em quatro territórios, Naviraí e Três Lagoas compreende os territórios 2 e 4 respectivamente. Fazem parte do Território 2 os municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Caarapó,  Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí,   Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina, Nova Alvorada do Sul, Amambaí, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu. Já o Território 4 abrange os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo
 
Ao final dos trabalhos, os participantes irão eleger as principais propostas referentes às peculiaridades, potencialidades e demandas de cada território, as quais serão sistematizadas pelo Grupo Técnico de Planejamento de cada Fórum Territorial e encaminhadas para a Comissão Executiva do FEPC, que vai avaliar as propostas para inclusão no documento final que será submetido a uma segunda consulta pública, prevista para acontecer em outubro, apresentando as propostas de abrangência estadual.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Manhã
07h30 – Credenciamento
08h00 – Abertura
08h15 às 09h00 – Sistema Nacional de Cultura
09h00 às 09h45 – Diagnóstico Cultural do Território/Grupo Técnico de Planejamento Territorial
09h45 às 10h00 – Intervalo
10h00 às 12h00 – Trabalho dos 05 Gt’s para definição de propostas
Tarde
13h30 – Trabalho dos Gt’s para definição de propostas
15h30 às 15h45 – Intervalo
15h45 às 17h30 – Apresentação das propostas dos Gt’s (Plenária)
17h30 – Encerramento

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas