Rádios On-line
7868
Banner Colunistas

Frigorífico de pescado promete 416 empregos em Aparecida do Taboado

GeneSeas receberá incentivos fiscais para instalar unidade de R$ 18 milhões em Aparecida do Taboado

7 AGO 2012 - 13h:05Por Redação

 A empresa GeneSeas Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável, sediada em Promissão (SP), vai investir R$ 18 milhões na instalação de tanques-rede e um frigorífico de pescado em Aparecida do Taboado. O empreendimento, que teve incentivos fiscais aprovados na última sexta-feira, 3, por meio do Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho e à Renda (MS–Empreendedor), vai gerar 416 empregos diretos.  Será a primeira indústria do setor de aquacultura no município.

De acordo com a empresa, a unidade industrial de processamento de pescados em Aparecida do Taboado deve começar a operar em 2013. Será a quinta unidade da GeneSeas, que tem filiais na cidade de São Paulo, Barra Bonita, Promissão e Nova Avanhadava. Nessas unidades, funcionam tanques de produção de alevinos, engorda, processamento e distribuição de pescados ‘cultivados’. 

Em Aparecida do Taboado, o sistema de cria e engorda será em tanques-rede ou gaiolas flutuantes, com alta renovação de água, aproveitando o leito do rio Paraná. A ideia é instalar todo o complexo dos tanques de cria e engorda até a produção de ração, armazenagem e distribuição, além do frigorífico.

Hoje os frigoríficos da GeneSeas processam as espécies Pacu-guaçu, Curimbatá, Lambari-tambiú, Piapara e Piracanjuba, que são distribuídos no mercado resfriados ou congelados, dentro dos padrões exigidos pela certificação do SIF (Serviço de Inspeção Federal). 

Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa Dias, as oportunidades no setor de aquacultura estão crescendo e logo poderá se tornar uma das principais atividades do agronegócio.

A piscicultura é uma atividade pecuária com grande potencial, considerando que o Brasil, além de possuir 8 mil quilômetros de costa, detém 15% de toda a água doce do mundo. A aquacultura supre 74% da produção mundial de pescados. As curvas de consumo da carne considerada "branca" têm apresentado crescimentos significativamente maiores que as dos outros tipos de proteínas.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7201