RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Frutas previnem câncer e diabetes; confira 10 benefícios

Além de saborosas, as frutas proporcionam nutrientes e muitos benefícios à saúde

Por Reprodução
16/10/2012 • 08h42
Compartilhar

Além de saborosas, as frutas proporcionam nutrientes e muitos benefícios à saúde. Segundo pesquisas recentes, banana pode diminuir risco de AVC, framboesa ajuda a prevenir o câncer, maçã pode colaborar, entre outros vários benefícios, com a batalha para se manter magro e melancia no desempenho sexual. Quer tirar proveito dessas e de outras propriedades? O Terra lista abaixo 10 delas, relacionadas à banana, framboesa, frutas cítricas, maçã, melancia, melão amargo, mirtilo, morango, nozes, romã, tomate e uva. Confira:
 
1. Comer três bananas por dia pode diminuir risco de AVC: a fruta mais popular do Brasil pode prevenir acidente vascular cerebral (AVC). Cientistas britânicos e italianos sugerem três bananas por dia para obter o benefício. Os pesquisadores analisaram dados de 11 estudos diferentes e constataram que uma ingestão de cerca de 1,6 mil miligramas de potássio por dia (cada banana oferece por volta de 500 miligramas) reduz as chances de derrame cerebral em 21%. O consumo de outros alimentos ricos no elemento, como espinafre e nozes, também é benéfico.


2. Framboesa pode ajudar a prevenir câncer: cientistas da Universidade de Ohio State, nos Estados Unidos, identificaram componentes em framboesas pretas que poderiam ajudar a prevenir o câncer. Durante seus estudos, descobriram reduções significativas nos tumores de cólon e esôfago em ratos alimentados com a iguaria. Esse tipo de framboesa tem um sabor mais intenso que as tradicionais e é rica em ácido elágico, antocianinas e antioxidantes, que ajudam a destruir os radicais livres.

3. Frutas cítricas podem reduzir risco de AVC: comer frutas cítricas, como laranja e toranja, é uma boa aposta para as mulheres. De acordo com uma pesquisa da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, essas iguarias reduzem o risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Segundo o site Female First, o levantamento analisou o risco da doença e o consumo de frutas e legumes que contêm flavonoides, compostos antioxidantes que são anti-inflamatórios e melhoram a função dos vasos sanguíneos. Constatou-se que os flavonoides encontrados em frutas cítricas, as flavanonas, conferem maior proteção contra o problema.

4. Comer duas maçãs por dia pode reduzir risco de doença cardíaca em mulheres: para quem gosta de maçã, uma boa notícia. Comer duas por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca em mulheres, já que diminui os níveis de colesterol, de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos. Segundo o jornal Daily Mail, os cientistas analisaram 160 pessoas do sexo feminino que já haviam passado pela menopausa.

5. Uma maçã por dia pode diminuir risco de câncer colorretal: uma pesquisa polonesa, divulgada na publicação European Journal of Cancer Prevention, afirma que comer maçã regularmente pode reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal. A diminuição da chance de ter a enfermidade foi observada nos voluntários que consumiram ao menos uma iguaria ao dia. As propriedades de proteção devem estar ligadas ao alto teor de flavonoides, que é cinco vezes mais prevalente na casca do que na polpa.

6. Vinagre de maçã pode ajudar a aumentar o colesterol bom: o colesterol bom (HDL) tem efeito protetor sobre a saúde cardiovascular. E, de acordo com uma pesquisa de Minnesota, nos Estados Unidos, uma ou duas colheres diárias de vinagre de maçã podem aumentar seus níveis. Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou 120 pessoas. Metade delas teve de ingerir por oito dias a iguaria e, a outra, uma solução de água e 2% de vinagre balsâmico (placebo). Os cientistas acreditam que o produto acelere o processamento das gorduras.

7. Maçã pode diminuir o colesterol: uma maçã média possui aproximadamente 4 g de fibra e, uma parte disso, está na forma de pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada à redução dos níveis do colesterol ruim. De acordo com a WebMD, ela bloqueia a absorção de colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo.

8. Maçã pode ajudar a se manter magro: um componente da casca de uma maçã, o ácido ursólico, está relacionado a um risco menor de obesidade, segundo um recente estudo feito com ratos e divulgado pelo jornal Huffington Post. Isso porque aumenta a queima de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra.

9. Maçã pode prevenir problemas respiratórios: segundo a revista Health, saborear pelo menos cinco maçãs por dia pode melhorar a função pulmonar. O benefício se deve a um antioxidante chamado quercetina, encontrado na pele de maçãs, cebolas e tomates, informou a BBC. Fora isso, um estudo de 2007 descobriu que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a ter filhos com asma.

10. Maçã pode diminuir o risco de diabetes: um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as maçãs, assim como peras e amoras, estão ligadas a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 por causa de uma classe de antioxidantes, antocianinas, que são também responsáveis ​​para pela coloração de frutas e vegetais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas