Rádios On-line
DIAGNÓSTICO

Homens também podem ter câncer de mama e devem ficar atentos à doença

Enquanto 14 mil mulheres brasileiras morrem por ano dessa doença, menos de 200 homens sofrem o mesmo destino

2 JUL 2016 - 10h:32Por Kelly Martins

Apenas 1% do total de casos de tumores de mama acomete homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Enquanto 14 mil mulheres brasileiras morrem por ano dessa doença, menos de 200 homens sofrem o mesmo destino. No entanto, é preciso reforçar a necessidade de a população não negligenciar o problema, alerta a médica patologista Cristiane Nimir, especialista na área.

 Atualmente, os tumores mamários em homens são associados a uma maior mortalidade do que os femininos. Porém, isso não significa uma maior agressividade da doença em si, e sim um diagnóstico tardio.  Isso acontece porque a doença tende a ser flagrada no sexo masculino somente quando já está em estágio avançado.

“Os homens nunca esperam padecer desse mal. Dessa forma, só vai notá-lo quando, por exemplo, os nódulos tumorais já estiverem relativamente grandes no peito”, diz. Além disso, eles demoram a procurar ajuda por preconceito ou vergonha.

 Em geral, o tratamento é semelhante ao câncer de mama feminino e envolve mastectomia, cirurgia que remove todo o peito, quimio/hormonioterapia e radioterapia. Do ponto de vista de prevenção, manter um bom peso e fazer exercícios regularmente é sempre a melhor opção. Ficar de olho no histórico familiar também é essencial.

Deixe seu Comentário