RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Inca estima que mais 16 mil mulheres terão câncer de colo de útero em 2016

Exame ajuda a prevenir avanço da enfermidade, diz especialista

Por Beatriz Rodas
23/07/2016 • 11h20
Compartilhar

Considerado o terceiro tipo de câncer que mais atinge as mulheres no Brasil, o câncer de colo de útero é silencioso e causado pelo HPV (Papiloma Vírus Humano). O Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que 5 mil mulheres morrem todos os anos por causa desta patologia e a estimativa é de que sejam diagnosticados pelo menos 16 mil novos casos em 2016.
De acordo com a ginecologista Cintia Pereira, a prevenção é a principal alternativa para o combate da doença. Os principais sintomas são sangramento vaginal na relação sexual, ao pegar peso ou ao evacuar; dor e corrimento.

“Por ser um câncer ‘silencioso’, os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado. No Centro de Saúde da Mulher é utilizada uma tecnologia de rastreamento desta patologia, que inclui pesquisa com a citologia líquida, captura híbrida de HPV, colposcopia e vulvoscopia com biópsia nos casos suspeitos. Todos os procedimentos são feitos no mesmo ambulatório, com mais conforto à paciente e um diagnóstico mais preciso e precoce”, diz a especialista.

Todas as mulheres que têm ou já tiveram relação sexual devem fazer o exame preventivo anualmente. Quando diagnosticada na fase inicial, as chances de cura da doença são de 100%. “Após o diagnóstico, o tratamento é multidisciplinar e pode envolver desde medicação adequada, cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Para cada caso é estudada a melhor abordagem”, explica a especialista.

Além do câncer de colo de útero, deve ser realizado, também, o diagnóstico e tratamento para outros tipos de patologia, como câncer de mama e de ovário e miomatose uterina, que são tumores não cancerosos no útero que surgem na fase reprodutiva da mulher.

(com informações do Centro de Saúde da Mulher)
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas