RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Invista no seu sorriso

Apesar de inovações, aparelhos odontológicos ainda são a base da conquista de um sorriso perfeito

Por Leandro Elias
21/04/2017 • 11h08
Compartilhar

Conquistar um sorriso perfeito se tornou quase que uma meta de vida, e não importa a idade, cada vez mais pessoas buscam o sorriso perfeito por meio de tecnologias odontológicas. Apesar das constantes inovações de tratamentos, o aparelho dentário continua como base de qualquer tratamento em busca de um sorriso mais bonito. 


Além de corrigir diferentes tipos de má oclusão, os aparelhos são “acessórios de beleza”, assim como os óculos, por exemplo. É essa a razão de haver aparelhos de diversas cores e estilos. Mas, não se engane: é preciso saber exatamente o tipo de problema e qual aparelho é mais bem indicado para cada pessoa, além dos muitos cuidados com manutenção.


Adriana Azero - dentista formada em Santa Fé do Sul, em 2003 - afirma que o número de pessoas que usam aparelhos nos dentes cresceu muito também por questões estéticas, mas alerta que o tratamento deve ser levado a sério mais por questões de saúde. Nesta linha, cita casos de abandono de tratamento ou faltas frequentes ao dentista para manutenção, o que atrasa o tratamento e não atinge objetivos pretendidos. 
Durante anos, o aparelho dentário deixou de ser apenas só aquele “sorriso metálico” hoje o mercado proporciona uma infinidade de produtos que, além de resolver problemas nos dentes, contribuem com a estética do paciente.


APARELHO FIXO
É o mais comum e também um dos mais eficazes, com a finalidade de “puxar” e movimentar os dentes; não depende muito da “colaboração” do paciente. Com esse aparelho, obter movimentos precisos ficou ainda mais fácil, garantindo assim um sorriso alinhado e sem falhas. Adriana conta que hoje os aparelhos fixos estão muito mais anatômicos e confortáveis.
APARELHO FIXO ESTÉTICO
Se preocupar com a estética é extremamente comum, e por isso a procura por esse tipo de aparelho cresceu muito. Com a mesma função do metálico, se destaca principalmente pela composição de materiais transparentes, é totalmente eficaz e não interfere na estética. Fabricados em policarbonato ou safira, é ótima opção para quem busca mais segurança e beleza.


APARELHO MÓVEL
Indicado principalmente para crianças até os 12 anos, é pratico. Sua utilização é indicada após a retirada do aparelho fixo, com a função de manter o alinhamento dos dentes. Mas, cuidado: mesmo sendo móvel, o aparelho deve ser usado com frequência. O mau uso pode prejudicar todo o tratamento, que na maioria das vezes duram anos.


EXPANSOR PALATINO
O nome pode parecer estranho, mas é um tipo de aparelho muito recomendado, principalmente para jovens que tenham quadro de mordida cruzada. O aparelho corrige a largura do céu da boca, igualando com a região posterior. Adriana cita que pais iniciam o tratamento de filhos com esse tipo de aparelho para evitar complicações e até cirurgias no futuro. 


APARELHOS ALINHADORES
A estética realmente demanda grande parte dos casos de quem procura um tratamento odontológico. Com os alinhadores isso fica muito mais em evidencia. Quase invisíveis, o aparelho é uma opção para quem quer alinhar o sorriso com menos dor e mais eficiência. É feito sob medida e indicado a pacientes que apresentam algum tipo de rejeição ao metal.


APARELHO LINGUAL
Indicado em casos mais simples e com uso por pouco tempo, o aparelho tem a mesma função do fixo e também é quase invisível, já que os baquetes se encontram na parte interna dos dentes. Também é muito indicado para uso em prática de esportes de contato físico, por evitar traumas mais comuns com outros tipos de aparelhos.


Conhecer um pouco de cada tipo de aparelho é essencial, mas nenhuma informação pode ser suficiente para dispensar idas ao dentista para manutenção e revisões. Adriana alerta, ainda, que só o dentista é capaz de indicar o melhor tratamento para a arcada dentária de cada paciente e de acordo com sua necessidade.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E