RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Justiça nega registro de mais de 2 mil candidatos 'fichas suja' no país

Maioria dos que pretendiam concorrer às eleições deste ano têm condenações por corrupção

Por Valdecir Cremon
20/09/2016 • 06h40
Compartilhar

A Justiça Eleitoral brasileira barrou duas mil candidaturas a prefeito, a vice-prefeito e a vereador, em todo o país, para as eleições deste ano, com base na lei da Ficha Limpa. A maioria (41%) dos pedidos de registro partiu de políticos com condenações por corrupção.

O total de candidatos barrados representa 0,5% das 496 mil pedidos de registro mandados pelos tribunais estaduais ao Tribunal Superior Eleitoral. Entre as decisões do TSE, cerca de mil estão completamente fora da disputa e outras 1.300 seguem na concorrência por meio de recursos.

Entre os políticos que ainda podem ter pedido revisto, quase 280 são candidatos a prefeito e 120, a vice. Os barrados de participarem da eleição, 125 são a prefeito e 78 a vice - o que significa cerca de 17% dos candidatos que buscam o cargo máximo da eleição municipal.

Em 2012 o TSE impediu registro de 300 candidatos a prefeito com base na mesma lei. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas