RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Lançado livro sobre o Mato Grosso do Sul

Obra reúne contos e poemas recitados por crianças

Por Redação
28/09/2012 • 14h19
Compartilhar

Em meio a contos e poemas recitados por crianças, foi lançado hoje (26/9) na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Junior Mochi (PMDB), o livro “Mato Grosso do Sul, em Frente e Verso, em Prosa e Poesia”. A obra escrita pela professora Sandra Andrade em parceria com o artista plástico Lelo foi recebida com entusiasmo por autoridades, educadores e historiadores como suporte de valorização da cultura do Estado.

O livro voltado para o público infanto-juvenil relata a história de Mato Grosso do Sul desde a invasão europeia no Brasil até os dias atuais. O diferencial é que a estória é contada por meio de textos em prosa e poesia emoldurados por imagens. “É inovador. Um dos grandes problemas que tínhamos era a falta de um trabalho como esse para apresentar às nossas crianças. A estória que elas aprendem relata a cultura de muitos lugares, mas e o Mato Grosso do Sul onde fica nisso?”, questiona a historiadora Madalena Greco. Segundo ela, o livro proporciona um encontro dos pequenos leitores com a identidade cultural do Estado. “A partir do momento que você ensina a criança sobre o Estado que ela faz parte, você a torna um agente histórico. Dessa maneira, a criança incorpora o espírito de ser sul-mato-grossense e reconhece que está dentro dessa estória”, frisa Greco.

O lançamento do livro ocorreu em uma solenidade na Casa de Leis e foi prestigiado pelo governador André Puccinelli (PMDB), que elogiou a iniciativa de Sandra. “O Estado se sente lisonjeado em apoiar essa obra. A Sandra é uma profunda divulgadora da cultura de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

Na ocasião, o deputado Junior Mochi destacou que Mato Grosso do Sul ainda é alvo de discussões sobre a mudança do nome do Estado enquanto, na verdade, o que deveria ocorrer era o reforço de sua identidade. “Esse livro é uma iniciativa excelente nesse sentido porque vem firmar o nome de Mato Grosso do Sul. Espero que novos talentos possam se sentir incentivados a desenvolver obras que elevem a estória da nossa terra”, declarou o parlamentar.

Emocionada com as homenagens feitas por alunos de escolas públicas de Campo Grande durante a solenidade, Sandra Andrade agradeceu o apoio e a parceria com o artista plástico Lelo, responsável pelas ilustrações do livro.

A escritora revelou no evento a principal inspiração para escrever a obra: um aluno de 11 anos de idade com deficiência auditiva. “Eu precisava buscar uma maneira de despertar o interesse dele para as aulas de história e fazer com que minha aula tivesse um sentido maior. Sabia que no silêncio dele, a imagem era tudo e, assim o livro foi acontecendo”, confidenciou.

Um dos momentos marcantes do lançamento foi a participação do aluno João Felipe Ajala, de 8 anos, que recitou, sem ler, um dos poemas de autoria de Sandra, intitulado “A menina que virava onça”. A interpretação deixou a plateia e a autora emocionadas. “Sempre gostei deste poema e lia todos os dias. Sou leitor dos livros da Sandra”, disse o menino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas