RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Leite: Novas regras de qualidade do produto são obrigatórias

O Ministério da Agricultura e Pecuária normatizou as INs 76 e 77 em novembro do ano passado. Serão exigidas a partir de maio de 2019

Por Éder Campos
30/01/2019 • 10h03
Compartilhar

Passa a valer a partir de maio deste ano as novas regras para a qualidade na produção de leite. As instruções normativas 76 e 77, publicadas pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, trazem normas sobre produção, transporte, acondicionamento e armazenamento. As adoções dos novos sistemas são obrigatórios e devem ser aplicadas pelos produtores de todo o país.

O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Frederico Stella, alerta sobre a importância da adequação do setor. “As mudanças também representam um desafio para as indústrias do setor, que precisam, por exemplo, rever a logística de coleta. É muito importante seguir os parâmetros estabelecidos nas INs, para que se produza um leite de qualidade”, diz Stella.

A regulamentação foi publicada pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no final do ano passado. A partir do dia 30 de maio de 2019, produtores e empresas que beneficiam o leite terão que obedecer às novas legislações.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preços do Leite – Dados do último boletim informativo do Sistema Famasul apontam para uma recuperação no mercado. De acordo com a Unidade Técnica, em Mato Grosso do Sul, o preço médio do leite em 2018 ficou em R$ 1,0428/litro, com alta de 9% em relação ao valor de 2017, de R$ 0,9564. “A estimativa para 2019 é de valorização em 2,3%, previsão mais associada ao desempenho da demanda, uma vez que o volume produzido no estado não deve crescer”, afirma o diretor da Famasul, Frederico Stella

Justamente no período do início da obrigatoriedade da normativa, é que o setor espera um avanço nas cotações. “Os preços do leite registram uma maior valorização, tradicionalmente, entre maio e agosto, período mais seco do ano que compromete a qualidade das pastagens e consequentemente reduz a produtividade do rebanho”, reforça Stella. 

Representatividade Rural – No dia 19 de janeiro, a diretoria do Sistema Famasul participou de um encontro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e com representantes rurais para ouvir demandas dos produtores do estado.

As lideranças entregaram um documento elaborado pela Federação e outras instituições, elencando alguns desafios para a produção da matéria-prima. “A Famasul recebe positivamente a visita da Ministra que vem para ouvir o setor que possui questões bem peculiares e que é estratégico para o desenvolvimento da economia do nosso estado”, afirmou, na ocasião, o diretor-tesoureiro da Federação, Marcelo Bertoni.

Confira as novas regras do MAPA aqui 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas