RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Mês de abril apresenta maior número de registros de 2013 na Devir

Foram 3.572 boletins só no mês passado, de um total de 13.156 desde janeiro

Por Redação
16/05/2013 • 13h25
Compartilhar

A Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir-MS) fechou o mês de abril com o maior volume de registros do ano de 2013. Foram 3.572 boletins só no mês passado, de um total de 13.156 desde janeiro.

De acordo com o investigador de Polícia Judiciária, Reginaldo Nascimento, desde a criação da Delegacia no ano de 2006 o número de registros aumentou muito devido à ampla divulgação por pessoas, mídia e pela própria delegacia, que oferece a possibilidade para quem vai realizar o boletim de ocorrência. “Na Devir podem ser registrados casos de extravio de documentos, furtos simples e desaparecimentos e a maior demanda que temos é com o extravio de documentos, só em abril foram 3.435, contra 134 furtos simples e três desaparecimentos”, disse.
 
Ainda segundo Nascimento é necessário frisar que a Devir é uma opção e caso o cidadão não tenha condições de acesso, ele pode e deve procurar a delegacia. “Lembrando que o boletim online tem a mesma validade do outro. O atendimento nesse caso também é feito por um policial que ao receber os dados pessoais e o histórico da ocorrência, analisa e valida o pedido. Geralmente quem faz a denúncia recebe a devolutiva para adequações ou o boletim pronto em até 15 minutos, no próprio e-mail, com assinatura do plantonista e do delegado. Vale ressaltar que menores de idade não podem fazer o processo e todos os dados são confrontados com o sistema de informações”, explicou Nascimento.
 
O portal da Devir também oferece um recurso para a realização de denúncias que possam informar a polícia sobre fatos delituosos, dar subsídios que  ajudem nas investigações, elucidação de crimes ou até mesmo para que a autoridade policial possa tomar ciência de fatos e determinar providências. “Muitas denúncias são recusadas em razão dos usuários acreditarem que a opção Denúncias serve para o registro de boletins. É importante deixar claro que não se registra boletim de ocorrência através do portal de denúncias da Devir, lá apenas são registradas informações que posteriormente são encaminhadas para as Delegacias de Polícia competentes, podendo ser a Especializada, a da Capital ou do interior”, elucidou Nascimento. Até o mês de abril já foram registradas 144 denúncias, sendo 16 de violência contra menor, quatro de violência contra idoso, 16 de violência contra mulher, 36 sobre drogas, 11 de perturbação, 14 ambientais e outras 47 que não se enquadram nas demais opções,  geralmente informações sobre crimes e fugitivos.
 
Os interessados em registrar boletins de ocorrência podem acessar o site devir.pc.ms.gov.br e para realizar denúncias basta clicar no link Denúncias. O serviço é gratuito e tem validade em todo território nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas