Rádios On-line

MS tem 64 cidades com incidência de raios muito alta

Porto Murtinho está em 1º lugar no ranking estadual; Capital está em 5º

25 FEV 2013 - 07h:35Por Rafael Henrique da Silva/VC no G1 MS

Mato Grosso do Sul tem 64 municípios com incidência de raios muito alta, conforme aponta um ranking feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora a queda de descargas elétricas no país. Essas localidades, conforme o relatório, entram estão nessa situação porque têm acima de 10 descargas por quilômetro quadrado ao ano.

O relatório leva em conta 78 cidades sul-mato-grossenses não incluindo Paraíso das Águas, recentemente elevado de distrito para município. Dessa forma, as demais 14 localidades que aparecem no ranking têm índices que vão de 7,60 a 9,89 descargas por quilômetro quadrado ao ano, números que de acordo com o Elat são considerados altos.

A cidade do estado com maior incidência é Porto Murtinho, com 14,45 descargas por quilômetro quadrado ao ano. O local, que fica na 43ª posição no ranking nacional, é seguido por Nova Alvorada do Sul, com 14,43; Caracol, com 14,38; Amambai, com 13,45 e Campo Grande, com 13,43.

De acordo com o Elat, todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão com incidência de raios acima da média nacional, que é de 7 descargas por quilômetro quadrado ao ano. Porto Real (RJ) é a localidade campeã no ranking brasileiro, com incidência de 19,66.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13