Rádios On-line
7919

O catalão David Victori venceu o YourFilmFestival de Ridley Scott

3 SET 2012 - 16h:30Por Redação

 O anúncio foi feito neste domingo ao final da tarde no Festival de Cinema de Veneza pelo actor Michael Fassbender, membro do júri, que ao entregar o prémio disse que A Culpa além de “um bom conceito, o do próprio título”, tem “uma história muito bem conseguida” e um realizador que “sabe onde pôr a câmara”. 


O catalão de 29 anos, que vive em Los Angeles, receberá 500 mil dólares (397 mil euros) para produzir um filme em que o britânico Ridley Scott e o alemão Michael Fassbender serão os produtores executivos. “Algum dia terei de telefonar-te para pedir trabalho”, brincou o actor.

David Victori nunca andou numa escola de cinema mas participou em vários seminários de argumento e realização e quando tinha 17 anos começou a trabalhar como assistente do realizador espanhol Bigas Luna. Ao agradecer o prémio, segundo a agência EFE, disse: “Albert Einstein dizia que para sermos bons no nosso trabalho temos de subir aos ombros de gigantes. E que melhores gigantes do cinema do que Ridley Scott e Michael Fassbender?”

Teve a ideia de fazer esta curta-metragem, A Culpa em que um marido tenta vingar a mulher assassinada, depois de ter lido no jornal a notícia de uma iraniana que ficou cega porque um homem lhe atirou ácido sulfúrico à cara quando recusou sair com ele. O sistema judicial iraniano permitiu que ela se vingasse atirando-lhe ácido sulfúrico. “Isso fez-me pensar e se a vingança fosse legal? Foi assim que nasceu a história deste filme”, explica o realizador na página do festival online onde os finalistas são apresentados.

Entre os dez finalistas do YourFilmFestival estava o português Bernardo Nascimento, que vive em Londres, com a curta “North Atlantic” e também dois norte-americanos, um australiano e uma australiana, um boliviano, uma dupla de realizadores brasileiros, uma libanesa e um egípcio.
 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
JORNAL DO POVO
7300