RÁDIOS
Paranaíba, 23 de abril

Paranaíba completa 160 anos nesta terça-feira

Fundada em 1838, Paranaíba teve importante papel na Guerra do Paraguai

Por Talita Matsushita
03/07/2017 • 10h53
Compartilhar

Com uma agenda de comemorações enxuta, Paranaíba celebra, nesta terça-feira (4), 160 anos de emancipação político-administrativa. O dia inicia com alvorada, “Missa em Ação de Graças” pelo aniversário da cidade e apresentação cívica, no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, com a participação da população.

História

Paranaíba tem atualmente 42 mil habitantes, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Localizado na divisa de Mato Grosso do Sul com o estado de Minas Gerais, o município possui grande quantidade de fazendas de gado de corte e de leite, setor industrial em expansão e em desenvolvimento.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada em 1.838, Paranaíba teve importante papel na Guerra do Paraguai, pois foi rota de apoio logístico para a fuga dos civis envolvidos no conflito.

O território foi primitivamente povoado pelos índios Caiapós, tornando-se conhecido das primeiras bandeiras Paulistas no início de 1.700, e permanecendo sob a liderança do bandeirante Antônio Pires de Campos, o célebre "Pai Pirá", entre os anos de 1739 e 1755, que vinham para o sertão capturar escravos índios.

Em 1.830, o primeiro colonizador, José Garcia Leal era de Minas Gerais e trouxe a família para povoar o município.  Em 1836, com os esforços dos Garcias e do Padre Francisco Sales de Souza Fleury, pároco da Freguesia, foi construído no povoado, a primeira igreja em louvor a Nossa Senhora de Sant' Ana, padroeira da cidade.

Comemoração

As atividades em comemoração ao aniversário da cidade iniciaram no sábado, 1º de julho, com a 55ª Expopar e 15ª Expoleite. No domingo (2) houve  cavalgada,  exposição de carros antigos, show com novos talentos e artistas regionais. A cavalgada saiu do trevo da Avenida Três lagoas, com passagem pelas ruas centrais da cidade, e o encerramento na Praça do Iacal, no bairro de Lourdes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba