Rádios On-line
9248
NATAL

Pato com repolho e bolas de batata

Com o Natal chegando, é preciso pensar o que servir na ceia?

4 DEZ 2019 - 05h:00Por Redação

Você vai precisar de

Para o pato

- 1 pato 
- 2 colheres de sopa de sal
- 1 colher de sopa de páprica doce
- 1/2 colher de sopa de cominho
- 1/2 colher de sopa de pimenta
- Tomilho
- Alecrim
- 600 ml de caldo de legumes

Para o repolho roxo (4 pessoas)

- 800 g de repolho roxo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 300 ml de vinho tinto
- 125 ml de caldo de legumes
- 1 colher de sopa de raspas de casca de laranja 
- 1 maçã ralada
- 3 folhas de louro
- ½ colher de chá de pimenta
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 20 g de manteiga fria 

Para as bolas de batata (cerca de 6 unidades)

- 700 g de batatas
- 300 g batatas cozidas
- 2 gemas
- 1 pitada de sal
- Torradas em cubos
- 1 colher de chá de salsinha picada  

Como fazer

- Primeiro, coloque o pato em uma assadeira, tempere-o com uma mistura de sal, páprica, cominho e pimenta, depois recheie-o com tomilho e salsinha. Despeje o caldo de legumes na assadeira e leve o pato ao forno a 160 ºC por 1 hora e meia com o modo ventilação ligado.
- Agora, vamos preparar o repolho roxo: limpe-o, tire as folhas externas e então corte o caule. Corte o repolho roxo ao meio, separe uma metade e corte a outra ao meio. Agora, corte esses dois pedaços em fatias finas.
- Coloque o açúcar em uma panela e deixe caramelizar. Depois despeje vinho tinto por cima. Adicione o caldo de legumes e o repolho roxo e deixe cozinhar em fogo médio por 1 hora e meia. Vá mexendo de tempos em tempos. Então, coloque as raspas de casca de laranja e a maçã ralada por cima. Tempere com folhas de louro, pimenta e canela. Por fim, adicione o vinagre balsâmico e a manteiga. 
- Hora de fazer as bolas de batata: em cima de uma tigela forrada com toalha de cozinha, rale a batata não cozida. Pegue a toalha como se fosse um saquinho e esprema o líquido para fora das batatas. Guarde-o em um recipiente, pois 10 minutos depois o amido ficará no fundo do recipiente. Livre-se cuidadosamente do suco de batata, pois você ainda precisará do amido. Antes, misture as batatas já cozidas com a massa de batata que veio da toalha e amasse e misture bem as duas. 
- Agora, coloque o amido de batata, a gema e o sal. Depois de ter misturado bem, forme com as mãos as bolas de batata. Aperte bem a massa para fazer um buraco onde entrarão as torradas em cubinhos (2-3 em cada bola). Feche o buraco e coloque as bolas de batata para cozinhar em água salgada por 20 minutos.
- Depois de servir as bolas de batata com pato e repolho roxo, polvilhe com salsinha. (Fonte: A Receitaria - www.areceitaria.com.br)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13